Capacitadores do Programa Criança Feliz: um banho de realidade

2671

No dia de ontem, 15 de fevereiro, a capacitação da equipe de multiplicadores do Programa Criança Feliz, do Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, cumpriu uma das etapas mais importantes de capacitação, o treinamento em situação real, com visitações às casas de famílias.

A foto abaixo – feita ontem no município de Teresina-PI, ilustra momentos importantes da aprendizagem das técnicas de interação que formam a base da metodologia CDC – Cuidados com o Desenvolvimento Infantil – desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial de Saúde.

unnamed (4)

Em uma das visitas, os futuros multiplicadores tiveram a oportunidade de presenciar depoimentos, como o de uma avó responsável pelo cuidado de seu neto – “ Sou muito atarefada e não tenho tempo de brincar com meu neto de 1 ano e 3 meses. Agora eu aprendi que posso aproveitar horários na rotina de cuidados para brincar e interagir com meu netinho”.

A avó em questão agradeceu a visita das futuras multiplicadoras do Programa e as convidou novamente. Declarou também o quanto foi importante a visitação na vida da família, e que agora estava tendo mais tempo para brincar com o neto.

Depoimentos como esse ilustram o potencial transformador da metodologia e do Programa Criança Feliz.

Sobre a capacitação

Convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para colaboração no desenvolvimento e implementação do Programa Criança Feliz, o Instituto Alfa e Beto – com apoio da Fundação Bernard Van Leer – tem como principal papel, a formação dos multiplicadores na utilização da metodologia do programa CDC.

A programação, com duração de duas semanas e composta de aulas teóricas e práticas, inclui visitas a Centros de Referência de Assistência Social (Cras), creches e unidades de saúde, para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Durante a capacitação estão sendo repassadas as orientações sobre os cuidados para o desenvolvimento da criança.

Sobre o Programa

O Programa Criança Feliz tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O principal objetivo é assegurar as condições para que elas se desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 3 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 6 anos de idade.

É importante destacar que o Criança Feliz não atua exclusivamente com as crianças, mas oferece apoio abrangente para toda família, desde a gestação.

O objetivo é atender cerca de 4 milhões de crianças até 2018.