Ensino Médio profissionalizante é tema de reportagem do JN

1863

No último sábado, 23, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem sobre a diversificação do Ensino Médio na Alemanha, onde os jovens recebem treinamento vocacional durante esta etapa da educação básica.

Lá, os jovens dividem seu tempo entre a experiência prática de aprender uma profissão e o ensino acadêmico. A cada mês, eles passam duas semanas na escola e duas em uma empresa onde são treinados. O currículo é combinado entre as duas: assim, o que aprendem na sala de aula é aplicado na fábrica. O sistema, que funciona há uma século, é uma parceria: o governo paga os professores e mantém a escola, a empresa banca o treinamento, paga um salário para os alunos, cerca de 2.000 reais por mês, e aposta no futuro deles.

A Alemanha tem muitas lições a ensinar ao Brasil, onde a questão da diversificação do Ensino Médio precisa avançar. O Instituto Alfa e Beto tem trabalhado para ajudar na ampliação desse debate e em nosso site você encontra diversos materiais sobre o tema. Basta fazer uma busca por “Ensino Médio” em nosso campo de busca no topo do nosso site.

Para assistir à reportagem exibida pelo Jornal Nacional, acesse: http://goo.gl/VxFJu1