FMCSV recebe prêmio internacional na área da Primeira Infância

1293

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) recebeu na última terça-feira, 6, um importante reconhecimento internacional do trabalho bem-sucedido que vem realizando em prol da Primeira Infância no Brasil. Trata-se do prêmio Alas-BID que revela instituições que mais de destacam na defesa dos primeiros anos de vida da criança. A FMCSV foi escolhida na categoria Best Innovation Award pelo programa Primeiríssima Infância.

O prêmio é promovido pela Fundación América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de reconhecer inovações e excelência em programas sociais que beneficiam crianças até de seis anos na América Latina e Caribe.

Programa Primeiríssima Infância é desenvolvido pela FMCSV desde 2009 em municípios do Estado de São Paulo com diversas iniciativas voltadas à proteção aos primeiros três anos de vida, período em que a crianças passam por importantes transformações, que envolvem o amadurecimento do cérebro, o crescimento físico, a aquisição de controle motor, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, os primeiros contatos sociais e os vínculos afetivos, dentre outros.

Em 2013, o programa ganhou escala e se tornou referência para outros municípios e estados que querem desenvolver ações de atendimento integrado à Primeira Infância. O Governo do Estado de São Paulo também adotou a iniciativa, que passou por algumas reformulações, lançando o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, em parceria com a FMCSV, para atingir mais 41 municípios a partir de 2014.

O IAB parabeniza a FMCSV pela conquista e se orgulha de ser parceiro da instituição no Radar da Primeira Infância, um portal voltado para difusão de informações de qualidade visando a capacitação de profissionais que trabalham com crianças entre 0 e 6 anos.