Instituto Alfa e Beto participa de reunião sobre Primeira Infância no Ministério do Desenvolvimento Social

1358

O Instituto Alfa e Beto se reuniu nesta segunda-feira (04) com o ministro Osmar Terra na sede do Ministério do Desenvolvimento Social para ampliar o debate sobre a Primeira Infância em todo o Brasil. Participaram da reunião representantes de organizações sociais e gestores públicos das cinco regiões do país, que escutaram a proposta do ministro para a criação de um Programa de Desenvolvimento Humano envolvendo especialmente políticas para o desenvolvimento infantil.

Denise Silva Rocha Mazzuchelli, coordenadora dos Programas Alfa e Beto para a Primeira Infância, representou o Instituto na reunião. Na ocasião, ficou definido que o Programa de Desenvolvimento Humano será anunciado ainda este mês pela presidência da República. Inicialmente, o programa contará com a livre adesão dos estados e municípios, que irão contar com equipe formada para atuar especialmente com famílias de baixa renda na promoção de atividades que visam reduzir as disparidades entre crianças de 0 a 3 anos causadas principalmente por problemas envolvendo baixo nível socioeconômico.

A reunião também contou com a presença da prefeita Teresa Surita, de Boa Vista (RR), município onde o Instituto Alfa e Beto estabelece uma ampla parceira na área de Educação, colaborando especialmente no Programa Família que Acolhe, uma política pública inovadora voltada para prevenir disparidades de famílias de baixa renda no município.

O programa Família que Acolhe vem sendo implementado há três anos e já é considerado um exemplo de sucesso para o desenvolvimento na Primeira Infância. Inclui atendimento integrado nas áreas de saúde, assistência social e educação para as famílias, com prioridade para as famílias de baixa renda, que constituem 2/3 da população do município. O atendimento prevê atividades de visita, atendimento médico, orientação psicológica, cuidados básicos e programa de leitura.

O Instituto Alfa e Beto colabora com o Família que Acolhe em várias frentes, uma delas a Universidade do Bebê, voltada para o desenvolvimento de interação eficaz entre pais e filhos, com ênfase na leitura, comprovadamente uma das principais estratégias para reduzir as disparidades educacionais causadas pela pobreza.

Nesta quarta-feira (6), os resultados de um estudo inédito que mediu os impactos dessa intervenção serão apresentados por Alan Mendelsohn, MD. Professor-Associado de Pediatria e Saúde na Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), que atuou em parceria com o Instituto Alfa e Beto e IDados para mensurar os feitos do programa e seus benefícios para a Primeira Infância.

Clique aqui para se inscrever no evento, que terá transmissão gratuita no dia 6 de julho, às 8h15.

Para saber mais sobre políticas de Primeira Infância, acesse nossas publicações relacionadas a esse tema.