Por que usar bonecos como recurso pedagógico?

5675

O uso de bonecos como recurso educativo é prática disseminada entre muitos professores, principalmente na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (ainda que menos frequente nessa última). Porém, os efeitos pedagógicos desse uso muitas vezes são desconhecidos dos educadores e também dos pais, que deixam de aproveitar todo o potencial dos bonecos para incrementar o ensino em casa e na escola.

Afinal, por que bonecos, especialmente fantoches e marionetes, ajudam na aprendizagem das crianças? A explicação está no fato de que a criança entre 5 e 6 anos de idade aprende de forma lúdica, ou seja, através de brincadeiras e experimentações.

Os bonecos podem ser usados de forma lúdica para ajudar a crianças se concentrar no que está sendo ensinado. O adulto pode dar voz e personalidade aos bonecos e usá-los para ensinar comandos, organizar atividades e promover transições de uma atividade para outra.

Quando usados de maneira pedagógica, ou seja, para auxiliar as atividades (e não como atividade principal), eles se tornam elementos reconhecidos facilmente pelas crianças no contexto da aprendizagem. Os bonecos podem, por exemplo, ajudar na leitura de uma história, na construção de um diálogo ou até na resolução de um problema.

Além de serem usados na escola, fantoches e marionetes também podem ser aliados dos pais para educar seus filhos em casa, executando a função de interlocutor, assumindo o papel de um personagem de uma história e interagindo com as crianças pequenas. Eles podem atuar desde cedo ajudando a despertar o interesse pela leitura.

Nos programas de Alfa e Beto Soluções para pré-escola e alfabetização, os bonecos Alfa e Beto interagem com as crianças, ajudando a criar uma identidade delas com eles. Os dois fantoches, que representam um livro e um lápis, ajudam a despertar o interesse pela leitura e pela escrita e também servem para mostrar os movimentos que a boca faz ao pronunciar palavras, tornando-se excelentes aliados na alfabetização com método fônico.

Apesar de seu papel motivador, capaz de mobilizar a atenção e a energia das crianças, os bonecos não ajudam a aprender em si, e é importante que o adulto, seja ele um familiar ou educador, tenha isso em mente sempre que for proporcionar uma tarefa usando esse tipo de recurso.

O Manual de Consciência Fonêmica, de Alfa e Beto Soluções, traz dezenas de atividades para serem feitas com a ajuda dos Bonecos Alfa e Beto. São exercícios que podem ser feitas em casa ou na escola, e são especialmente direcionados para crianças em fase de alfabetização. Clique para conhecer.