Presidente do Instituto Alfa e Beto recebe o Prêmio Darcy Ribeiro

3164

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados anunciou na última quarta-feira (05/10) os três agraciados com o Prêmio Darcy Ribeiro de educação edição 2016. Entre eles, João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto. A iniciativa da Comissão visa reconhecer pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

“Gostaria de dividir esse prêmio com todos vocês – amigos, colaboradores e parceiros do Instituto Alfa e Beto por serem parte integrante dessa obra. Muito especialmente gostaria de agradecer os jornalistas e órgãos de imprensa que têm prestado muito atenção e dado ouvido e voz às nossas ações, reflexões e resultados.”

João Batista Oliveira tem uma vida dedicada à educação. Psicólogo, PhD em educação e fundador do Instituto Alfa e Beto, Oliveira lecionou na rede pública de Minas Gerais e em universidades do Brasil e do exterior. Com passagem pela Organização Mundial do Trabalho em Genebra e pelo Banco Mundial em Washington, encerrou sua carreira pública como secretário-executivo do Ministério da Educação. Trabalhou como consultor em projetos de correção de fluxo e gestão escolar em diversos municípios brasileiros. No âmbito do Instituto Alfa e Beto, trabalha há 10 anos para qualificar o debate educacional no Brasil difundindo evidências sobre temas essenciais para o avanço da aprendizagem. O Instituto também desenvolve, implementa e avalia soluções educacionais de alto impacto nas áreas de Educação Infantil e série iniciais.

Também recebem o Prêmio Darcy Ribeiro o Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, instituição pioneira na oferta de cursos superiores de Arquitetura e Artes no Brasil, e o Projeto Rondon, que desenvolve ações que trazem benefícios permanentes às comunidades do estado de Rondônia, contribuindo com a melhoria do bem estar social e com a capacitação da gestão pública.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontece em novembro.

Sobre o Prêmio Darcy Ribeiro

Concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Prêmio Darcy Ribeiro contempla pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pelo colegiado entre os indicados por qualquer Deputado ou Senador.

A edição de 2016 contou com 32 indicações. Dentre elas, foram selecionados 10 semifinalistas.  As indicações são apresentadas em forma de relato sintetizado, devidamente fundamentado, que comprove a adequação dos indicados ao Prêmio. Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação considera critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.

6 COMENTÁRIOS

  1. Amigo João, que alegría saber dessa justa homenagem. Já não era sem tempo a concessão de tão merecida premiação. Você é um dos maiores, mais coerentes e persistentes lutadores da causa educacional brasileira, em especial ao que mais nos aflige: a permanência do analfabetismo funcional nas muitas escolas públicas brasileiras, atingindo frontalmente o padrão de desenvolvimento da aprendizagem e sua qualidade no País. Bravo, amigo!