Programa Criança Feliz: representantes do MDSA reforçam a importância das atividades práticas do CDC

1702

Na última quinta-feira (16/02), representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA, Renata Ferreira e Luciana Sardinha, estiverem presentes no evento de capacitação de multiplicadores, em Maceió.

Luciana salientou a oportunidade valiosa de vivenciar a metodologia do CDC através da prática clínica, pois até então dominava apenas a teoria e desconhecia o verdadeiro valor das recomendações.

A representante do MDSA também afirmou que os Multiplicadores se mostraram comprometidos e demonstraram total empenho durante a capacitação.

Ressaltou também o entusiasmo constante durante todos os dias da capacitação, principalmente na prática clínica.

“Os capacitadores demonstraram organização e agilidade no cumprimento do roteiro para execução do CDC, além de transmitirem confiança nas recomendações, procedimentos e debates sobre a metodologia” – afirmou Luciana.

Vale destacar também a participação do Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN, para a prática clínica direta com as crianças, cuidadores e na articulação e agendamento com as famílias para a prática nas residências.

Sobre a capacitação

Convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para colaboração no desenvolvimento e implementação do Programa Criança Feliz, o Instituto Alfa e Beto – com apoio da Fundação Bernard Van Leer – tem como principal papel, a formação dos multiplicadores na utilização da metodologia do programa CDC.

A programação, com duração de duas semanas e composta de aulas teóricas e práticas, inclui visitas a Centros de Referência de Assistência Social (Cras), creches e unidades de saúde, para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

A respeito do treinamento, os capacitadores destacaram o envolvimento perceptível e a participação do grupo de Multiplicadores, além do entusiasmo e vontade de todos – “O grupo tem demonstrado muito desempenho profissional, e principalmente preocupação em fidelizar a metodologia do CDC e fazer acontecer o programa no município”.

Depoimentos:

A percepção dos experientes profissionais do Instituto Alfa e Beto é comprovada por Luizelia Melo de Souza, de Sergipe. “O treinamento é excelente porque nos permite entender a importância do cuidador, o seu vínculo com a criança e o quanto a estimulação positiva auxilia no desenvolvimento infantil – afirmou Luizelia.

“O método é magnífico, onde a teoria, prática e observação se complementam de uma forma que o assunto é fixado e o aprendizado se torna mais claro. Vale destacar a linguagem fácil e de muito acesso dos capacitadores que ajudam muito no entendimento. Melhor método de capacitação que já vivenciei”! – disse a Multiplicadora, Cristina França Melo, de João Pessoa-PI.

Para a Multiplicadora, Delane Valente, de Maceió, os facilitadores apresentam a metodologia com muita propriedade e segurança. A apresentação do manual tem vocabulário simples e de fácil compreensão, e está focado nas nuances da interação entre o cuidador e a criança, sugerindo a pedagogia do elogio e a importância do brincar, resgatar a construção do vínculo afetivo e o processo de amortização, imprescindíveis para o relacionamento saudável, o que parece caminhar na contramão do mundo tão fluido e de contravalores onde tudo é relativo e descartável”.

Dalene também falou sobre o aprendizado na preservação da liberdade da criança em fazer descobertas, o que favorece a capacidade de interagir no mundo inteligentemente e assim, no futuro, termos uma geração livre das opressões, promovidas pela dor da alma, mais humana e responsiva – declarou a Multiplicadora.

“Se os dois dias e meio que faltam para eu concluir o curso forem como o dia de hoje eu já superei todas as minhas expectativas sobre a capacitação da metodologia do CDC e o Programa Criança Feliz, são intervenções e orientações que realmente os cuidadores precisam receber” – afirmou a estudante de Serviço Social, Rosa Cleia.

Saiba mais sobre o Programa Criança Feliz: Criança Feliz