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Prova Brasil em detalhes: série de artigos debate a avaliação nacional

O que dizem os dados da Prova Brasil 2015? Se a avaliação nacional é o principal termômetro da educação no Brasil, como interpretar os números divulgados recentemente pelo MEC? Buscando responder a esses e outros questionamentos em torno da Prova Brasil e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Instituto Alfa e Beto publicou uma série de artigos sobre o tema no blog Educação em Evidência, no site da revista VEJA.

Confira a lista completa (clique no título para ler o artigo completo):

  1. Os desafios do Ensino privado: A mediocridade dos resultados do setor privado não pode ser debitada ao setor público: ela é feita pelas próprias mãos. As causas são várias”.
  2. Afina de contas, o que significa o IDEB? Aprendemos na escola que não dá para somar bananas com laranjas. Três bananas com quatro laranjas dá o quê? Sete frutas? Uma vitamina?”
  3. Por que só melhoramos nas séries iniciais? “Talvez uma explicação mais adequada se encontre em fatores que não dependem diretamente da melhoria do ensino. Um deles é a melhoria de condições de vida da população.”
  4. Existe uma política nacional de educação? “O governo central faz muito, gasta enormemente, mas não se concentra nas questões fundamentais que são de sua responsabilidade e que poderiam fazer a educação melhorar.”
  5. O que vai pelos estados: “O conjunto da obra não ilustra os resultados que tipicamente se observam – no mundo afora – quando se implementa uma reforma educativa.”
  6. Em busca do Prefeito Nota 10: “O Prêmio Prefeito Nota 10, uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto, foi instituído exatamente para chamar a atenção para essa questão de vida ou morte para os munícipes.
  7. As melhores escolas do Brasil: “Dois conceitos nos ajudam a entender a qualidade das escolas: o conceito de efeito-escola e o conceito de escolas eficazes.”
  8. Três lições para o Brasil avançar em educação: “Dos estudos e resultados dessas reformas educativas podemos extrair três lições importantes sobre como melhorar a educação.”
  9. O que os governos devem (deixar de) fazer para melhorar a educação: “Qualquer política ou reforma educativa se mede pelo que acontece na escola e pelos resultados do desempenho do aluno na escola – e na vida.”
  10. O que a sua escola deve fazer para melhorar o desempenho dos alunos: “Uma condição básica reside num bom diretor, bem preparado, experiente e com condições de gerenciar o seu pessoal.”

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