Artigo “Os presidenciáveis e a educação” é publicado no Valor Econômico

1609

Foi publicado no 26 de julho de 2018, no jornal Valor Econômico, o artigo “Os presidenciáveis e a educação”, de João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

 No artigo, João Batista Oliveira aponta o período pré-eleitoral como “oportunidade para saber o que os candidatos pensam sobre a agenda da educação, e qual a sua visão estratégica para superar as limitações do momento e, quem sabe, sair da mesmice e surpreender o país”.

 Para provocar o debate, ele divide as questões em três blocos temáticos: “o que os candidatos pensam a respeito da relação entre educação e desenvolvimento, ou seja, se eles enxergam a educação como investimento na formação do capital humano e, por consequência, em produtividade; como tratar da questão dos recursos, da questão federativa e, nesse sentido, como os candidatos veem o papel do governo federal, considerando que nas últimas três décadas, os recursos investidos em educação mais do que dobraram; quais serão as políticas para os três grandes grupos da população sistematicamente ignorados – Primeira Infância, Terceira Idade e Juventude.

 Por fim, o presidente do Instituto Alfa e Beto formula a pergunta “cuja resposta vale 1 milhão de dólares”: sem apelar para as velhas saídas demagógicas, que rumo os candidatos pretendem dar para a educação? Por onde vão começar?

 O artigo publicado no Valor Econômico pode ser conferido abaixo (reprodução).

Guia com perguntas para os candidatos a presidente

 No site do Instituto Alfa e Beto, foi publicado um guia com 12 perguntas que deveriam ser respondidas pelos candidatos a presidente, a fim de que possamos avaliar o conhecimento e as propostas deles para a área de educação.

 Em seu blog no portal Veja Online, João Batista Oliveira vem escrevendo desde o dia 7 de julho sobre as questões fundamentais da área de educação que deveriam ser consideradas e debatidas pelos candidatos. Ao todo, serão 13 posts.

image001