Secretário de Educação de Sobral fala sobre parcerias com o Instituto Alfa e Beto

2412

O professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, esteve em Sobral (CE) no dia 29 de janeiro de 2019 para ministrar palestras sobre alfabetização, desenvolvimento da fluência de leitura e compreensão de leitura para professores e coordenadores pedagógicos que atuam no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. No mesmo dia, o professor também se reuniu com diretores para tratar do gerenciamento desses processos. O convite para as apresentações partiu do secretário de educação do município, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que fez a abertura do evento, realizado no Centro de Convenções da cidade. Seguem abaixo alguns trechos da fala do secretário, que é responsável pela educação do município número 1 em todo o Brasil nos resultados da Prova Brasil tanto no 5º quanto no 9º ano.

“O professor João Batista Oliveira é um parceiro de longa data. Mas como estamos vivendo momentos especiais, ciclos especiais, propus à Coordenadoria de Ensino o desafio de promovermos, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, um seminário, na parte da manhã, com os professores e coordenadores pedagógicos do 1º ano e do 2º ano, além da equipe da secretaria. E na parte da tarde, um momento de sensibilização com os diretores, especialmente aqueles de escolas de Ensino Fundamental I. Precisamos dessas iniciativas constantemente, por mais que o processo esteja consolidado e estabelecido. Temos uma boa estrutura de formação e um bom material didático. Mas para quem é profissional, mais experiente, para quem está há muito tempo na área, é sempre bom se sentir motivado e se desafiar à aprendizagem permanente. E para aqueles que estão chegando na alfabetização, seja como professores de sala de aula ou como diretores, é uma oportunidade de fazer uma reflexão sobre o processo de realização e consolidação da alfabetização”.

. “No final do ano passado, recebi, na secretaria, o professor João Batista Oliveira para conversarmos sobre o monitoramento que é feito do programa e do material didático do Instituto Alfa e Beto, utilizado no 1º ano das nossas escolas há muitos anos. Nessa conversa, acabamos desenhando algumas iniciativas novas para o ano de 2019”.

. “Em primeiro lugar, tratamos da continuidade do uso do material do Instituto Alfa e Beto, que é reconhecidamente um material de excelência e de referência em todo o país no campo dos processos de alfabetização. Em segundo lugar, a partir deste ano, queremos adotar um novo projeto no campo do incentivo à leitura em parceria com o Instituto. A ideia é incentivar a utilização de materiais que ajudarão no aprimoramento da leitura, especialmente para as crianças que estão em processo de alfabetização”.

“Por último, temos como desafio trazer para os processos de alfabetização a discussão da formação também no campo humano integral. Ou seja, trazer as questões socioemocionais para a base do processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. Não se trata, nesse caso, de um novo programa, e sim de um novo pilar na estrutura permanente da política pública educacional de Sobral. Queremos promover uma nova formação integral, humana, social e afetiva, e isso passa pela implementação das competências socioemocionais”.