Tecnologia na sala de aula: professores e especialistas aprovam o Galáxia Alfa

2119

Neste último domingo, o Fantástico, um dos principais programas da televisão nacional, apresentou reportagem sobre as vantagens e os riscos do uso da tecnologia na sala de aula (clique na imagem para assistir à reportagem). O vídeo destacou o sucesso do aplicativo Galáxia Alfa, software desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto para auxiliar na alfabetização de crianças. O programa já é utilizado por mais de 28.000 crianças em todo o Brasil, incluindo municípios como Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Boa Vista (RR) e Salvador (BA).

Segundo especialistas, o sucesso do aplicativo se deve a uma combinação entre tecnologia, que desperta o interesse das crianças, com conteúdos educativos em sintonia com o que a ciência comprova que funciona em educação. “É um recurso que preenche uma grande lacuna, não só por trazer para a sala de aula a linguagem tecnológica da nova geração, mas também porque inclui tudo o que a ciência indica que é importante para alfabetizar e que raramente é contemplado pelos programas usados no Brasil”, afirma Alessandra Seabra, doutora em psicologia e pesquisadora do processo de alfabetização do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva da Universidade de São Paulo (USP).

O Galáxia Alfa é o primeiro software com programa completo de alfabetização no formato de um divertido jogo de videogame. Ajudando os heróis Babu e Buba a superar desafios para libertar os povos Panuis e Nupais, as crianças vivem todasas etapas do processo de aprendizagem (leitura e escrita), passando de fase apenas quando já dominam a anterior. Para isso eles superam desafios apresentados em fases, caminhos e mundos cada vez mais desafiadores.

Os jogos são formatados para funcionar em tablets nos quais os alunos se revezam para jogar 30 minutos por dia cada um. Embora pensado para redes de ensino, qualquer criança pode usar o Galáxia Alfa de forma autônoma – o Galáxia Alfa também pode ser adquirido diretamente no site do Instituto Alfa e Beto.

Desde o início do ano, quando passou a ser usado em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, o Galáxia Alfa vem sendo elogiado também por pais de alunos, que notam em casa os avanços escolares de seus filhos. “Minha filha não estava conseguindo acompanhar a turma, mas, com o uso do aplicativo, ela teve uma interação muito maior e conseguiu me dar resultados bem rápidos”, conta Gilmara Maciel, mãe de uma das estudantes mostradas no programa da TV Globo.

Educadores e pais de estudantes de outros estados também enviam constantemente seus relatos de sucesso com o uso do Galáxia Alfa. Em junho, por exemplo, dezenas de professores se inscreveram no Concurso Galáxia Alfa na Minha Escola contando como superaram os desafios de ensinar crianças a ler e a escrever utilizando a tecnologia. Recebemos manifestações de todas as regiões do Brasil e mais de 3.000 votos. A vencedora do concurso, Silvana Cristina Gonçalves Guarda Lara de Lima, de Nova Ramada, no Rio Grande do Sul, ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro para assistir ao VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, que será nos dias 13 e 14 deste mês, e vai discutir, entre outros temas, o uso da tecnologia no ensino de gramática, escrita e compreensão da leitura.

Se você é educador e também utiliza a tecnologia na sala de aula, não deixe de nos escrever contando como faz para superar os desafios com o uso de tablets, computadores e smartphones. Deixe seu depoimento!