Confira os principais temas que serão debatidos no VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto

2430

Nesta quinta-feira, começa o VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, que vai durar dois dias e acontece no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro. O encontro é voltado para educadores, formadores, secretários de educação, prefeitos e pesquisadores. Serão quatro sessões ao longo dos dois dias, que vão abordar o ensino da língua e a formação de professores.

Os encontros serão divididos em quatro painéis, sendo dois por dia. No primeiro dia, os temas serão: Como ensinar para promover a Compreensão e Como ensinar Redação. Na sexta-feira, o primeiro encontro do dia dá continuidade à discussão sobre ensino da língua, com um painel sobre Como ensinar Gramática. A apresentação que encerra o seminário terá como tema a Formação de professores: a experiência dos países com melhor desempenho educacional.

Em todos os painéis, o especialista e pesquisador da Universidade de Londres Roger Beard apresentará evidências científicas e exemplos de países que conseguiram superar as dificuldades nessas áreas e propor soluções eficazes para garantir que todos seus alunos aprendessem a ler e a escrever.

Confira a seguir os principais aspectos de cada palestra e prepare-se!

Como ensinar para promover a compreensão

A compreensão de leitura pode ser definida essencialmente como compreender o sentido pretendido pelo autor. Para um iniciante no tema, a compreensão pode ser vista como uma parte integral e natural da leitura. No entanto, a realidade é mais complexa, em várias dimensões. A palestra que abre o VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto tratará exatamente dessas dimensões, mostrando orientações para o professor melhorar o trabalho em sala e para o gestor que irá coordenar esse processo. Beard irá destacar pesquisas que mostram que a compreensão da leitura não é uma atividade automática de quem compreende as palavras. Ou seja, é possível saber ler, mas não compreender o sentido do que está escrito. Segundo o pesquisador, esse aspecto deve ser trabalhado nas séries iniciais para garantir o pleno desenvolvimento escolar do aluno.

 Como ensinar redação

Ainda na quinta-feira, os participantes do VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto conhecerão práticas eficazes para ensinar a escrita a estudantes da educação básica. No painel, serão destacados os aspectos relacionados à avaliação do aluno e como a redação deve ser integrada ao currículo da escola. Beard também apresentará os elementos de uma boa redação e os procedimentos que podem ser ensinados aos estudantes para que eles consigam se expressar de maneira clara e objetiva através de sua produção textual. O especialista ainda irá falar sobre a importância da caligrafia, que recentemente foi extinta do currículo obrigatório da Finlândia.

 Como ensinar gramática

A primeira palestra da sexta-feira também será sobre o ensino de gramática e levará aos participantes evidências que mostram os métodos que realmente funcionam para ensinar o conteúdo a crianças das séries iniciais. Beard irá mostrar como a gramática deve ser ensinada desde o primeiro ano da vida escolar, em consonância com o processo de alfabetização. O pesquisador também irá abordar fatores relacionados ao uso da tecnologia, especialmente os processadores de textos e os aplicativos educativos, e mostrar como eles podem ajudar o aluno a compreender melhor a gramática, além de explicar aos participantes qual ferramenta é mais adequada para cada tipo de tarefa.

Formação de professores: a experiência dos países com melhor desempenho educacional

O último painel do VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto  apontará as experiências de sucesso relacionadas à formação de professores em diferentes países, mostrando os mecanismos e os requisitos de certificação, supervisão e avaliação que asseguram a qualidade nessas redes de ensino. Além disso, a palestra de Beard colocará em discussão a formação inicial de professores, considerada essencial para assegurar a qualidade dos docentes, treinadores e instrutores. Serão colocadas em pauta questões como as habilidades necessárias para um professor ensinar com eficácia e responder às necessidades das escolas e dos alunos. O especialista ainda falará dos métodos de seleção de docentes em outros países, que podem inspirar o Brasil a melhorar a atratividade da carreira.

 

Você tem dúvidas sobre um desses quatro temas? Mande um comentário com sua pergunta, ela poderá ser lida e respondida durante o VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto.