Provinha Brasil, Prova ABC, ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização: esses testes avaliam competências da alfabetização?

Nos últimos anos, a alfabetização tornou-se refém de uma disputa ideológica. As faculdades de educação brasileiras continuam presas ao passado, e ainda não ensinam aos professores e aos futuros professores as evidências da ciência cognitiva da leitura, que são fundamentais nesse processo. A inexistência de um currículo nacional, que determine o que cada aluno deve aprender em cada série escolar, contribui para um cenário ainda mais desastroso, pois falta clareza sobre o que seja alfabetizar ou sobre quando isso deve ocorrer.

Continuando sua trajetória de propor um debate científico e fundamentado sobre os grandes temas da educação nacional, o Instituto Alfa e Beto promoveu em 2014 o VII Seminário Internacional, cujo tema foi Como saber se o aluno foi alfabetizado? Cinco dentre os maiores estudiosos da aprendizagem da leitura nos ajudaram a responder a essa pergunta. Dois jornalistas foram convidados para ampliar a discussão e trazer o debate para o seio da sociedade.

Confira na íntegra as palestras do evento:

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui: