TITULO
TEXTO

Programa Alfa e Beto de Alfabetização

 

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização inclui um conjunto rico e variado de materiais para o aluno, professor, classe e escola.

O objetivo de nossos livros e ferramentas pedagógicas é assegurar que todos os estudantes dominem o nível básico de fluência em leitura e escrita ao final do 1o ano do Ensino Fundamental. A proposta pedagógica do Programa de Alfabetização está baseada no método fônico, comprovadamente o mais eficaz para promover a alfabetização de crianças e adultos.

Além dos materiais voltados para a alfabetização, o Programa do IAB também inclui livros de Matemática e Ciências para o 1o ano, instrumentos didáticos de uso coletivo em sala de aula e manuais de orientação para professores, coordenadores pedagógicos e secretarias de Educação.

Todos os técnicos recebem capacitação pedagógica de 24 horas e gerencial de 8 horas.

 

PARA MATERIAIS AVULSOS, VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL

Itens

Bonecos Alfa e Beto

Os bonecos Alfa e Beto são importantes auxiliares do professor.

Os bonecos Alfa e Beto são importantes auxiliares do professor. Eles são usados intensamente nas atividades do Manual de Consciência Fonêmica, mas podem ser mobilizados pelo professor para ensinar comandos, organizar atividades, promover transições. O professor pode dar voz e personalidade a cada boneco - e as crianças aprendem rapidamente a sua função no contexto da aprendizagem. VEJA MAIS
Cartazes

Cartazes não são meros enfeites. São recursos didáticos fundamentais na Pré-escola e nas classes de alfabetização.

Os cartazes – cinco ao todo – são ricamente ilustrados e atraentes, entretanto, não são meros enfeites. São recursos didáticos fundamentais na Pré-escola e nas classes de alfabetização. Neles, os alunos  aprendem a identificar os fonemas, as letras, a forma das letras e a memorizar a ordem alfabética. Como os cartazes são bonitos, ajudam a compor e a enfeitar a sala de aula   VEJA MAIS
Cartelas de letras

As cartelas foram feitas para serem penduradas no pescoço das crianças. De um lado há a uma letra e no verso uma figura que comece com a respectiva letra.

As cartelas são recursos didáticos e foram feitas para serem penduradas no pescoço das crianças. De um lado há a uma letra e no verso uma figura que comece com a respectiva letra. As crianças "vestem" as cartelas e compõem diferentes palavras. As cartelas são usadas para os exercícios do Manual de Consciência Fonêmica e do Meu Livro de Atividades da Pré-escola. O uso das cartelas promove a imersão física e emocional das crianças na montagem e desmontagem das palavras. As palavras assumem vida, e a criança assume o papel de criador. Brincando, elas aprendem que ao mudar uma letra, muda-se o som e, também, a palavra. VEJA MAIS
Saquinho com Letras do alfabeto

Cada criança recebe um saquinho com todas as letras do alfabeto que são usadas para formar palavras e aplicar os conhecimentos que elas vão adquirindo.

Cada criança recebe um saquinho com todas as letras do alfabeto que são usadas para formar palavras e aplicar os conhecimentos que elas vão adquirindo. O uso de letras emborrachadas é de fácil manuseio e estimula as crianças a demonstrarem suas capacidades emergentes de leitura, escrita e conhecimentos do funcionamento do código alfabético. VEJA MAIS
Aprender a ler

É um guia completo de alfabetização. Nele são apresentadas 20 lições, cada uma delas separadas em sete blocos de atividades de leitura e redação.

É um guia completo de alfabetização. Nele são apresentadas 20 lições, cada uma delas separadas em sete blocos, que trabalham as competência de leitura e escrita. A cada lição, as atividades se repetem em um grau crescente de dificuldade e aprofundamento. O livro é acompanhado do respectivo Manual do Professor. VEJA MAIS
Minilivros

As crianças adoram ler e sentir que já conseguem ler sozinhas. A cada leitura há uma novidade.

As crianças adoram ler e sentir que já conseguem ler sozinhas. A cada leitura há uma novidade. Elas experimentam o delicioso sabor de ler, sozinhas, um livro inteiro. Cada classe recebe cinco exemplares de cada um dos 110 minilivros que integram o programa de fluência de leitura conforme os fonemas já conhecidos por elas, na sequência em que são trabalhados no Aprender a Ler. As crianças leem os minilivros em sala de aula e podem levar para treinar em casa e mostrar aos pais o quanto já aprenderam a cada semana. VEJA MAIS
Grafismo e Caligrafia: Letras cursivas

Tem como objetivo introduzir as letras cursivas, cujo domínio é fundamental para que o aluno adquira uma escrita fluente.

Tem como objetivo introduzir as letras cursivas, cujo domínio é fundamental para que o aluno adquira uma escrita fluente. As orientações sobre o uso do material podem ser encontradas no próprio livro e no Manual de Orientação do Programa Alfa e Beto Pré-escola. VEJA MAIS
Livro Gigante Leia Comigo

Disponível em versão Livro Gigante e reduzido o livro traz 22 textos selecionados para crianças que estão aprendendo a ler, cada qual ilustrado por um artista plástico ou ilustrador.

Disponível em versão Livro Gigante e reduzido o livro traz 22 textos selecionados para crianças que estão aprendendo a ler, cada qual ilustrado por um artista plástico ou ilustrador, com técnicas diferentes. O formato, adotado com sucesso na Pré-Escola, faz o encanto de crianças, que se sentam em torno do livro para ouvir e ler histórias. O livro é acompanhado do respectivo Manual do Professor. VEJA MAIS
Matemática – 1º ano

Uma iniciação sistemática e divertida aos conceitos fundamentais da matemática e geometria.

Contém dois volumes, com 16 unidades cada. Os comandos são simples e a criança logo aprende o que se pede, mesmo antes de aprender a ler. Muitas atividades podem ser feitas em casa e corrigidas na sala de aula. O livro é acompanhado do Manual de Orientação que inclui as informações gerais sobre a proposta pedagógica da Coleção IAB de Matemática, bem como orienta práticas pedagógicas eficazes para o ensino da disciplina. VEJA MAIS
Ciências – 1º ano

O objetivo é induzir o leitor a observações e pequenos experimentos que permitam a percepção do fundamentos do raciocínio científico.

Apresenta 80 aulas para serem usadas ao longo do ano letivo. A recomendação do IAB é que sejam realizadas duas por semana. As atividades devem ser conduzidas pelo professor em sala de aula pois a criança ainda não consegue ler o que está escrito. A maioria das atividades pode e deve ser feita também em casa - esta é uma forma simples e interessante de envolver a família com as atividades escolares do aluno. O livro é acompanhado do respectivo Manual do Professor. VEJA MAIS
Agenda do Professor

Contém informações e instrumentos necessários para o registro de dados que permitem o gerenciamento pedagógico, acompanhamento, controle e avaliação da turma.

Contém informações e instrumentos necessários para o registro de dados que permitem o gerenciamento pedagógico, acompanhamento, controle e avaliação da turma nos seguintes aspectos: andamento do Programa; registro da frequência, encaminhamentos e providências para casos de infrequência;  acompanhamento e avaliação individual do desenvolvimento das crianças; planejamento de atividades, inclusive para casos que requerem atenção especial. VEJA MAIS
Testes

O objetivo dos testes é avaliar individualmente o aluno em três competências: decodificação, fluência em leitura e compreensão e expressão oral.

O objetivo dos testes é avaliar individualmente o aluno em três competências: decodificação, fluência em leitura e compreensão e expressão oral. Os testes devem ser aplicados separadamente a cada estudante para que seja feito um diagnóstico individual, indicando as habilidades específicas onde cada um tem dificuldades. Dessa forma, professor e escola podem desenvolver atividades personalizadas de recuperação voltadas para as lacunas do aluno. VEJA MAIS
Manual da Consciência Fonêmica

Apresenta um conjunto de atividades lúdicas para ajudar as crianças a identificar os fonemas, grafemas e suas relações, ou seja, os sons que as letras representam.

Apresenta um conjunto de atividades lúdicas para ajudar as crianças a identificar os fonemas, grafemas e suas relações, ou seja, os sons que as letras representam. Os bonecos Alfa e Beto são envolvidos nas brincadeiras que introduzem as atividades e dão o tom de brincadeira. Os alunos aprendem técnicas de análise e síntese fonêmica, que vão lhes permitir aprender a descobrir o princípio alfabético. VEJA MAIS
ABC do Alfabetizador

Contém informações teóricas e práticas sobre todos os componentes essenciais do processo de alfabetização.

Como o título sugere, trata-se de uma introdução à alfabetização. O livro destina-se a estudantes e professores de alfabetização e contém informações teóricas e práticas sobre todos os componentes essenciais do processo de alfabetização. VEJA MAIS
Aprender e Ensinar

Um livro de professores para professores, contendo os conceitos e ferramentas necessárias para planejar, ministrar e avaliar aulas com sucesso.

Um livro de professores para professores, contendo os conceitos e ferramentas necessárias para planejar, ministrar e avaliar aulas com sucesso. Objetivo e claro, o livro torna o trabalho do professor mais eficaz. VEJA MAIS
Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros

Uma introdução clara, simples e bem humorada sobre o que é alfabetizar e como fazê-lo.

Uma introdução clara e simples sobre o que é alfabetizar e como fazê-lo. O livro aborda os principais conceitos relacionados com o processo da alfabetização e explica como é a teoria na prática. Trata também de aspectos como a definição da alfabetização, o programa de ensino, os conteúdos e competências, os materiais, métodos, mecanismos de avaliação. A obra traz não apenas os conceitos, mas os preconceitos arraigados no Brasil sobre questões de conceitos, métodos e instrumentos de avaliação da alfabetização. É um livro de fácil leitura para o público não-especializado mas constitui uma introdução organizada e útil para professores e profissionais que se interessam pelo tema. VEJA MAIS
Manual de Orientação

Apresenta informações básicas sobre o programa de ensino, a proposta pedagógica e a estrutura do plano de curso.

Apresenta informações básicas sobre o programa de ensino, a proposta pedagógica e a estrutura do plano de curso; descreve os conteúdos dos diversos instrumentos e sua forma de articulação no dia-a-dia da sala de aula; descreve e orienta o professor sobre o uso de cada material que integra o programa; apresenta sugestões para a estrutura das atividades e rotinas do dia a dia; e inclui sugestões para o acompanhamento, controle e avaliação do progressos dos alunos.   VEJA MAIS
Manual da Secretaria

O Manual da Secretaria todas as informações necessárias e suficientes para que a Secretaria gerencie o Programa.

O Manual da Secretaria todas as informações necessárias e suficientes para que a Secretaria gerencie o Programa. VEJA MAIS
Manual da Escola

O Manual da Escola contém todas as informações necessárias e suficientes para que a direção da escola saiba gerenciar o Programa.

O Manual da Escola contém todas as informações necessárias e suficientes para que a direção da escola saiba gerenciar o Programa. VEJA MAIS