Loading...

28 a 31 de Outubro

VI Seminário Internacional IAB

Educação Baseada em Evidências

VI Seminário Internacional IAB

O VI Seminário Internacional organizado pelo Instituto Alfa e Beto teve como foco o conceito de educação baseado em evidências: nem tudo o que se publica em educação tem valor científico; e nem tudo o que tem valor científico tem o mesmo valor. Para tratar do assunto, o Instituto Alfa e Beto trouxe ao Brasil o pesquisador americano Richard Murnane, da Universidade de Harvard e um dos mais importantes nomes da educação.

Em suas apresentações em São Paulo e Recife, Murnane analisou em profundidade o conceito de educação baseada em evidência e os critérios para avaliar a qualidade das evidências. Foram analisados exemplos de evidências sólidas em áreas como ensino eficaz, alfabetização e ensino da leitura, formação de professores, incentivos para professores e alunos, Ensino Médio diversificado, impacto de programas de bolsas (tipo Bolsa Família) e muitos outros.

O VI Seminário teve quatro sessões. A primeira tratou das evidências, o que constitui e exemplos em educação. Foram a apresentadas algumas conclusões científicas que refutam algumas crenças comuns aos gestores brasileiros como, por exemplo, a ideia de que menos alunos na sala de aula aumentam o nível de desempenho dos alunos e que computadores e tablets melhoram a aprendizagem.

A segunda sessão teve como tema central os incentivos para professores e alunos e o que dizem as evidências a esse respeito. Em São Paulo, participaram desse debate os jornalistas Antonio Gois (O Globo) e Hélio Schwartsman (Folha de S. Paulo), o cientista político Simon Schwartzman e o economista Naércio Menezes Filho. Em Recife, foram convidados os jornalistas Ivanildo Sampaio (Jornal do Commercio) e Osvaldo Lyra (Tribuna da Bahia), e o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.

Na terceira sessão, Murnane abordou diferentes métodos de avaliar as evidências e a importância de cada um deles. Já na quarta e última sessão, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, falou sobre a importância da ciência no trabalho do Instituto e como as evidências norteiam todas as nossas ações.

Confira o evento na íntegra no vídeo abaixo:

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui.

 

Palestrante

HGSE Faculty portraits.

Richard Murnane

Universidade de Harvard

Richard Murnane é Ph.D em Economia, professor da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard e pesquisador associado do National Buerau of Economic Research dos Estados Unidos. Nos últimos anos ele se concentrou em três temas de pesquisa. Em trabalhos realizados em colaboração com Frank Levy e David Autor, ele examinou como as mudanças tecnológicas viabilizadas pela informática afetaram a demanda por habilidades na economia dos Estados Unidos e a eficácia das políticas educacionais para responder a essa nova demanda de habilidades. O segundo tema refere-se ao aumento da distância entre o desempenho das crianças de famílias de baixo – e alto – nível socioeconômico e a eficácia das estratégias para melhorar as chances de sucesso das crianças de famílias de baixa renda. O terceiro tema refere-se ao exame das tendências e explicações sobre taxas de conclusão do ensino secundário nos Estados Unidos, que foi publicado no Journal of Economic Literature, Junho de 2013). Murname é autor de inúmeros estudos, artigos científicos e livros. Dentre outros, merecem destaque: Methods Matter: Improving Causal Inference in Educational and Social Science Research e, em colaboração com Kathryn Boudett, Data Wise: A Step-by-Step Guide to Using Assessment Results to Improve Teaching.

Seminários Recentes



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.