A Educação Baseada em Evidências

2605

O VI Seminário Internacional organizado pelo Instituto Alfa e Beto teve como foco o conceito de educação baseado em evidências: nem tudo o que se publica em educação tem valor científico; e nem tudo o que tem valor científico tem o mesmo valor. Para tratar do assunto, o Instituto Alfa e Beto trouxe ao Brasil o pesquisador americano Richard Murnane, da Universidade de Harvard e um dos mais importantes nomes da educação.

Em suas apresentações em São Paulo e Recife, Murnane analisou em profundidade o conceito de educação baseada em evidência e os critérios para avaliar a qualidade das evidências. Foram analisados exemplos de evidências sólidas em áreas como ensino eficaz, alfabetização e ensino da leitura, formação de professores, incentivos para professores e alunos, Ensino Médio diversificado, impacto de programas de bolsas (tipo Bolsa Família) e muitos outros.

O VI Seminário teve quatro sessões. A primeira tratou das evidências, o que constitui e exemplos em educação. Foram a apresentadas algumas conclusões científicas que refutam algumas crenças comuns aos gestores brasileiros como, por exemplo, a ideia de que menos alunos na sala de aula aumentam o nível de desempenho dos alunos e que computadores e tablets melhoram a aprendizagem.

A segunda sessão teve como tema central os incentivos para professores e alunos e o que dizem as evidências a esse respeito. Em São Paulo, participaram desse debate os jornalistas Antonio Gois (O Globo) e Hélio Schwartsman (Folha de S. Paulo), o cientista político Simon Schwartzman e o economista Naércio Menezes Filho. Em Recife, foram convidados os jornalistas Ivanildo Sampaio (Jornal do Commercio) e Osvaldo Lyra (Tribuna da Bahia), e o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.

Na terceira sessão, Murnane abordou diferentes métodos de avaliar as evidências e a importância de cada um deles. Já na quarta e última sessão, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, falou sobre a importância da ciência no trabalho do Instituto e como as evidências norteiam todas as nossas ações.

Confira o evento na íntegra no vídeo abaixo:

Preencha o formulário abaixo para ter acesso ao e-book: