Esse foi o terceiro Seminário promovido pelo Instituto Alfa e Beto sobre Educação Infantil. O primeiro seminário abordou o tema das políticas públicas, o segundo, a questão da leitura. Neste seminário abordamos com maior detalhe o cerne da Educação Infantil: o que faz diferença na interação entre adultos e crianças. Os artigos apresentados no seminário respondem às seguintes perguntas:

A Educação Infantil faz diferença no desenvolvimento infantil? Para que público? Creches e pré-escolas impactam o desenvolvimento da criança de forma igual? Faz diferença quando a criança começa a frequentar uma instituição de Educação Infantil? Frequentar uma creche em tempo integral ou tempo parcial faz diferença? E quando os pais educam os próprios filhos em casa? O que é considerado “qualidade” em Educação Infantil? Como se avalia isso?

Os estímulos e experiências que a criança vivencia nos primeiros anos de vida, especialmente nos três primeiros, predizem fortemente como ela irá se ajustar às demandas da escola e da vida. De longe, o papel dos pais – especialmente das mães – é o mais importante e o que deixa marcas mais profundas. Creches e pré-escolas podem fazer diferença. Mas isso não é automático. Para fazer diferença, especialmente para as crianças oriundas de famílias de nível socioeconômico mais baixo, é preciso muita qualidade. Para que haja qualidade é necessário haver uma alta relação entre adulto e crianças e um adulto capaz de fazer interações estimulantes. E é essencial que as instituições sejam capazes de interagir produtivamente com as famílias.

Especialistas de quatro países reviram as evidências científicas mais recentes sobre o impacto de projetos e intervenções. Examinaram a importância de variáveis como época de entrada, duração e intensidade das intervenções e a estabilidade dos cuidadores ao longo do tempo. Examinaram também as variáveis que explicam o sucesso de algumas intervenções e discutiram evidências nas áreas cognitiva (linguagem e matemática) e emocional, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento das funções executivas relacionadas com autorregulação, autocontrole, atenção, etc.

Esses são os dois conjuntos de habilidades mais importantes para assegurar um desenvolvimento equilibrado e a igualdade de oportunidades para que a criança chegue aos seis anos em condições de obter sucesso escolar.

 

Leia a seguir a publicação que sintetiza os temas discutidos neste Seminário. Para fazer o download do livro digital, clique aqui.