Loading...

16 a 20 de Agosto

II Seminário Internacional IAB

Leitura desde o berço – políticas sociais integradas para a Primeira Infância

II Seminário Internacional IAB

Diante de tantos problemas econômicos e sociais, como se pode afirmar que a leitura desde o berço seria capaz de romper o círculo vicioso da pobreza?

O argumento, fundamentado em evidências rigorosas, é o de que a educação, especialmente a educação formal que se dá nas escolas, é o passaporte para o mundo do trabalho – maior o nível de escolaridade, maiores as chances de emprego e renda. O nível de desenvolvimento da linguagem aos seis anos de idade (e mesmo antes), por sua vez, está fortemente associado às chances de sucesso escolar. Ou seja, a leitura desde o berço, comprovadamente, aumenta as chances de sucesso escolar, mesmo de crianças que provêm de ambientes desfavorecidos. Hoje sabemos que, apesar de a escolaridade dos pais afetar as chances de sucesso escolar dos filhos, essa condição, apesar de forte, não é inexorável. Ela que pode ser mitigada ou compensada com iniciativas como programas de leitura.

O Seminário tratou dessas evidências e das formas de promover a formação do hábito de leitura. Foi apresentada pelos conferencistas uma revisão da literatura que relaciona positivamente leitura precoce e desenvolvimento da linguagem e o programa Reach Out and Read, que desenvolve atividades em mais de 4,5 mil centros em 50 estados nos Estados Unidos.

 

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui:

Palestrantes

Seminarios_David K. Dickinson

David K. Dickinson

Universidade de Vanderbilt

É doutor em educação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e especialista em alfabetização. Apresentou estudos científicos que relacionam positivamente leitura precoce e desenvolvimento da linguagem. Professor e pesquisador da Universidade de Vanderbilt, também, nos Estados Unidos, dedicou sua vida à análise dos fatores que levam ao êxito da alfabetização, especialmente em crianças de classes sociais mais baixas, com menos estímulos linguísticos e culturais no ambiente familiar.

Seminarios_Perry Klass

Perri Klass

Universidade de Nova York

Pediatra, pesquisadora, jornalista e escritora, professora de pediatria e jornalismo pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Um de seus temas é como ler para crianças, de maneira a fornecer os melhores estímulos para o desenvolvimento de cada faixa etária. Foi responsável por transformar um programa de estímulo à leitura infantil de um único hospital em um programa nacional – o Reach Out and Read –, que desenvolve atividades em mais de 4,5 mil centros em 50 estados nos Estados Unidos.

Seminários Recentes



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.