Lançamento do livro “Desenvolvimento Infantil: O que desenvolve?”, de João Batista Oliveira

3550

Já está disponível nos sites Amazon e Saraiva, e também do Alfa e Beto Soluções,  o livro Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve?, de João Batista Araujo e Oliveira, que reflete a nova abordagem da ciência do desenvolvimento humano com foco nos primeiros anos de vida.

Destinado a profissionais e estudantes de áreas relacionadas ao desenvolvimento infantil – em especial psicólogos, professores e graduandos destas carreiras, mas também pediatras, enfermeiras, assistentes sociais e responsáveis por políticas públicas na área -, o livro mostra como as crianças se desenvolvem por meio de evidências científicas baseadas na Psicologia, Neurociência, Biologia, Antropologia e Sociologia.

O subtítulo o que desenvolve? remete ao foco da obra: o desenvolvimento infantil é uma saga que se desenrola a partir do desenvolvimento do cérebro. “O cérebro é o centro do livro, que tem por base o desenvolvimento da Neurociência e suas contribuições para entender o processo de desenvolvimento”, diz João Batista Oliveira.

Ao longo de 10 capítulos, teoria e prática são apresentadas de forma articulada. Na introdução, o leitor é apresentado a um panorama da evolução – e a agenda atual – das “teorias” em Psicologia. Também é analisado, valorizado e relativizado o impacto da Neurociência, que, fundamentalmente, valida avanços em várias áreas do conhecimento.

Os dois capítulos iniciais apresentam uma síntese das principais descobertas e conclusões da ciência do desenvolvimento humano. Os capítulos 3 a 9 tratam de diferentes aspectos do desenvolvimento infantil: físico, motor, pessoal, social e cognitivo. Já o capítulo final sintetiza evidências e práticas relacionadas com a promoção do desenvolvimento infantil, especialmente em contextos de pobreza.

O livro foi editado pelo Instituto Alfa e Beto e tem prefácios escritos por Roberto Lent, J. Landeira-Fernandez, Augusto Buchweitz e Alessandra Seabra.

 

Sobre o autor

Nascido em Belo Horizonte (MG), João Batista Araujo e Oliveira é psicólogo e Ph.D. em Educação.  Atuou no Brasil e no exterior como professor, pesquisador, consultor e executivo. É autor de inúmeros livros, artigos científicos e materiais de ensino. Nos últimos 15 anos, vem se dedicando ao estudo de políticas e intervenções eficazes na Primeira Infância, com ênfase no desenvolvimento cognitivo, controle executivo, desenvolvimento da linguagem, alfabetização, leitura e aprendizagem da matemática. Em 2006, criou o Instituto Alfa e Beto, que também atua em diversas frentes relacionadas com a Primeira Infância. Em 2010, participou do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências sobre desenvolvimento infantil. É idealizador da Rede Primeiros Passos.

 

Serviço

Livro Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve?

Autor: João Batista Araujo e Oliveira

Editora: Instituto Alfa e Beto

Onde encontrar em formato E-book: Alfa e Beto Soluções, Amazon e Saraiva.

Onde encontrar o livro físico: Em breve