O currículo do Instituto Alfa e Beto

2110

A proposta de trabalho do Instituto Alfa e Beto se baseia numa concepção do que deve ser ensinado e aprendido nas diferentes etapas e séries da educação infantil e do percurso escolar.   A proposta atual do currículo aqui apresentada foi desenvolvida e aprimorada desde a elaboração do primeiro programa em 2004 – o Programa Alfa e Beto de Alfabetização –e veio sendo atualizada e ampliada.  A revisão dos currículos de outros países e os fundamentos da proposta foram debatidos com especialistas de renome nos vários seminários internacionais realizados pelo Instituto Alfa e Beto desde a sua fundação, e encontram-se registrados nas várias publicações.

Os currículos foram elaborados ao longo do tempo – primeiro fizemos o da alfabetização, depois o da Pré-escola, em seguida o das séries iniciais, depois o das séries finais e finalmente os do Zero a Quatro. Tudo isso foi acompanhado pelo desenvolvimento de materiais e estratégias de ensino apoiadas nesse currículo.  Tudo isso foi devidamente testado, implementado e avaliado, sendo que os resultados comprovam o acerto dessas decisões.

A versão atual consolida e sistematiza esse esforço.  O currículo atual – embora elaborado por partes – tem uma base comum: a evidência científica sobre as melhores práticas e sobre os conceitos fundamentais que devem presidir à elaboração de um currículo. Ademais todas as propostas se fundam nos três critérios básicos que todo currículo deve obedecer – foco, rigor e consistência.

Esta nova versão da proposta de currículo do Instituto Alfa e Beto surge no momento em que o MEC se prepara para anunciar o seu currículo, e, portanto, constitui uma oportunidade ímpar para uma comparação.

Para ver o documento de fundamentação da proposta de currículo do Instituto Alfa e Beto clique aqui

Para ver a proposta detalhada dos currículos ou para falar conosco envie um e-mail para comunicacao@www.alfaebeto.org.br

Para conhecer os materiais do Instituto Alfa e Beto baseados nesse currículo clique aqui

Para conhecer os resultados e evidências sobre o impacto dos programas do Instituto Alfa e Beto clique aqui.