O que acontece quando os pais leem para seus filhos? A resposta a essa pergunta está nos indicadores colhidos por uma pesquisa inédita realizada no âmbito do Projeto Família que Acolhe, do núcleo de políticas para Primeira Infância da Prefeitura de Boa Vista (RR), voltado para prevenir disparidades na prontidão escolar de famílias de baixa renda no município.

A pesquisa foi conduzida por Alan Mendelsohn, MD. Professor-Associado de Pediatria e Saúde na Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), e por Adriana Weisleder Phd, Cientista pesquisadora da mesma instituição. O trabalho foi realizado em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto.

O programa Família que Acolhe vem sendo implementado há quatro anos em Boa Vista. Inclui atendimento integrado nas áreas de saúde, assistência social e educação para as famílias, com prioridade para as famílias de baixa renda, que constituem 2/3 da população do município. O atendimento prevê atividades de visita, atendimento médico, orientação psicológica, cuidados básicos e programa de leitura.

O Instituto Alfa e Beto colabora com o Família que Acolhe em várias frentes, uma delas a Universidade do Bebê, voltada para o desenvolvimento de interação eficaz entre pais e filhos, com ênfase na leitura. Os primeiros resultados do estudo que mediu os impactos dessa intervenção serão apresentados por Alan Mendelsohn no dia 6 de julho, durante o IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. O Instituto Alfa e Beto irá transmitir a palestra de Mendelsohn ao vivo a partir das 8h15.

A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível abaixo.