Realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados

Este Seminário é um marco na história da alfabetização no país. Pela primeira vez, o debate sobre um tema educacional foi iniciado com a produção de um estudo baseado na análise rigorosa das evidências científicas mais atualizadas sobre o tema e elaborado conjuntamente por uma equipe de cientistas nacionais e internacionais convidados pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. O Seminário consistiu na apresentação de quatro palestras e resultou no relatório intitulado Alfabetização infantil: novos caminhos.

O relatório introduz a Ciência Cognitiva da Leitura como o paradigma científico. Nessa época, ela já vinha sendo considerada como paradigma dominante no estudo da alfabetização. O relatório analisa ainda a evolução histórica dos estudos da alfabetização desde a “guerra dos métodos” da década de 60, o desenvolvimento e a refutação das concepções que fundamentaram o movimento do whole language do início da década de 70, e a origem, desenvolvimento e refutação das propostas construtivistas ao longo da década de 80.

A partir daí, o relatório descreve e fundamenta os estudos científicos que embasam o paradigma científico da leitura, explica como a evolução dos métodos científicos e da neurociência contribuiu para avançar o estado da arte e apresenta de maneira sistemática a evidência consolidada pelo National Reading Panel Report, do ano de 2000. O relatório também inclui estudos empíricos de pesquisadores brasileiros, com destaque para os de Scliar-Cabral, na área de psicolinguística, e os estudos de Capovilla e Cardoso-Martins.

 

Leia na publicação a seguir a síntese deste Seminário. Para fazer o download, clique aqui.