Loading...

Seminário Especial

Alfabetização Infantil

Seminário Especial

Realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados

Este Seminário é um marco na história da alfabetização no país. Pela primeira vez, o debate sobre um tema educacional foi iniciado com a produção de um estudo baseado na análise rigorosa das evidências científicas mais atualizadas sobre o tema e elaborado conjuntamente por uma equipe de cientistas nacionais e internacionais convidados pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. O Seminário consistiu na apresentação de quatro palestras e resultou no relatório intitulado Alfabetização infantil: novos caminhos.

O relatório introduz a Ciência Cognitiva da Leitura como o paradigma científico. Nessa época, ela já vinha sendo considerada como paradigma dominante no estudo da alfabetização. O relatório analisa ainda a evolução histórica dos estudos da alfabetização desde a “guerra dos métodos” da década de 60, o desenvolvimento e a refutação das concepções que fundamentaram o movimento do whole language do início da década de 70, e a origem, desenvolvimento e refutação das propostas construtivistas ao longo da década de 80.

A partir daí, o relatório descreve e fundamenta os estudos científicos que embasam o paradigma científico da leitura, explica como a evolução dos métodos científicos e da neurociência contribuiu para avançar o estado da arte e apresenta de maneira sistemática a evidência consolidada pelo National Reading Panel Report, do ano de 2000. O relatório também inclui estudos empíricos de pesquisadores brasileiros, com destaque para os de Scliar-Cabral, na área de psicolinguística, e os estudos de Capovilla e Cardoso-Martins.

 

Leia na publicação a seguir a síntese deste Seminário. Para fazer o download, clique aqui.

Palestrantes

Seminarios_João Batista Oliveira

João Batista Araujo e Oliveira

Presidente do Instituto Alfa e Beto

Psicólogo e Ph.D. em Educação pela Florida State University. Possui vasta experiência como professor, administrador público, professor e pesquisador, tendo trabalhado no Brasil e em mais de 50 países. É autor de mais de três dezenas de livros técnicos, científicos, e possui mais de uma centena de artigos técnicos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Como consultor, participou de importantes reformas educativas em âmbitos nacional, estadual e municipal. A partir do ano 2000, começou a dedicar-se ao estudo da Alfabetização, tendo publicado vários artigos nessa área, além do livro ABC do Alfabetizador. Foi membro do Conselho Técnico-Científico do Comitê de Avaliação do Programa Nacional de Leitura do Ministério da Educação de Portugal.

Seminarios_Marilyn Jaeger Adams

Marilyn Jaeger Adams

Universidade Brown

Ph. D. pela Universidade Brown (EUA) em psicologia cognitiva e do desenvolvimento e especialista em desenvolvimento cognitivo. Sua publicação sobre alfabetização Beginning to Read: Thinking and Learning about Print (1990) lhe valeu o Prêmio de Excelência em Pesquisa conferido pela AERA – American Educational Research. Marilyn Adams presidiu o grupo de planejamento e foi membro do comitê que redigiu o relatório Preventing Reading Difficulties in Young Children (1998) e que serviu de base para o National Reading Panel Report (2000), no qual figura como um dos autores mais citados.

Seminarios_Jean-Emile Gombert

Jean-Emile Gombert

Université de Rennes II

Doutor em Psicologia Genética pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Professor de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo da Université de Rennes II Haute Bretagne e Diretor do Centre de Recherches en Psychologie, Cognition et Communication da mesma universidade. Entre seus principais trabalhos incluem-se Le développement metalinguistique; Reading and Language in Down and Williams Syndrome; Special Issue of Reading and Writing; e Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização, publicado no Brasil em 2003. Membro de diversos comitês científicos e Diretor da Coleção francesa Crocolivre.

Seminarios_Fernando Capovilla

Fernando Capovilla

Universidade de São Paulo

Psicólogo e doutor em Psicologia Experimental pela Temple Universidade da Filadélfia. Condecorado com a medalha de Outstanding Achievement Award pela Pennsylvania Psychological Association. É professor e livre docente em Neuropsicologia no Departamento de Psicologia Clínica da USP e ex-professor de várias universidades no Brasil, além da Temple University. Participa de inúmeros conselhos científicos no Brasil e no exterior. Publicou mais de 50 livros e de 400 artigos científicos e é autor do livro Alfabetização: Método Fônico e de diversos programas para alfabetização e alfabetização de desenvolvimento escolar de Surdos.

Seminarios_Claudia Cardoso

Cláudia Cardoso Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga e PH. em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou dezenas de artigos nas revistas científicas de maior prestígio na área de alfabetização. Sua pesquisa é voltada para o processo de aquisição de leitura em crianças em geral e também em crianças com dificuldades no processo de desenvolvimento. Muitos de seus estudos relacionam-se com a aprendizagem da consciência fonológica e fonêmica. Suas pesquisas contribuíram para desconfirmar, entre outras, as teses de Emilia Ferreiro a respeito da existência de fases silábicas ou pré-silábicas no processo de alfabetização.

Roger-Berad

Roger Beard

Universidade de Londres

Professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra. Especialista em ensino de linguagem, formação de professores e avaliação de políticas de alfabetização e ensino da língua. Possui inúmeras publicações científicas e livros técnicos voltados para a formação de professores de linguagem. Participou ativamente da avaliação do Programa Nacional de Ensino da Leitura da Inglaterra, que revolucionou o ensino da alfabetização naquele país. Participa ativamente do debate internacional atual sobre ensino da linguagem, por meio de conferências em diversos países da Europa e da América do Norte. Em 2014, o Instituto de Educação da Universidade de Londres, onde Beard leciona, foi eleito a melhor escola de Educação de todo o mundo, segundo o ranking QS World University Ranking.

Seminários Recentes



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.