20 anos de alfabetização na idade certa

Todo aluno alfabetizado ao final do primeiro ano

763
Sobral e os 20 anos do Programa Alfa e Beto de Alfabetização

Para iniciar as comemorações dos 20 anos do Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto, o presidente do Instituto, Profº. João Batista, está em Sobral no Ceará onde entregará ao Secretário Herbert Lima o novo estudo de caso do município intitulado “Como é a educação em Sobral”. Esse caso tem como objetivo entender o modelo da educação de Sobral e como ele pode servir de inspiração para que outros municípios tenham políticas sustentáveis para promover a qualidade da educação.

O programa Alfa e Beto de Alfabetização é uma iniciativa do professor João Batista Oliveira, pioneiro num Instituto que já alfabetizou mais de 2,5 milhões de alunos da rede pública do país, com nível de excelência, e envolveu a participação de mais de 30 mil professores. O currículo e a proposta pedagógica do Programa Alfa e Beto de Alfabetização se baseiam na Ciência Cognitiva da Leitura e nas evidências sobre os métodos e procedimentos mais eficazes para alfabetizar.

“Trabalhamos com o concreto, com nossa realidade atual. E o que funciona, na prática, no nosso cenário é o ensino estruturado. Alinhar currículo com material didático, com o que faz o professor, com as avaliações e com os resultados. Ou seja, dar condições para o professor fazer um bom trabalho e assegurar esse alinhamento pela supervisão, pelas avaliações e pela gestão”, afirma João Batista.

Mais de mil municípios brasileiros já optaram pela metodologia ao longo desses 20 anos. Sobral é exemplo icônico desse êxito, onde o Programa foi implantado desde o seu lançamento, em 2003, e permanece em prática. Os bons resultados são produto da junção de estratégia educacional fundamentada em evidência com gestão política eficiente e persistência na implementação.

Para saber mais, convidamos você a acessar o link da palestra que o Profº João Batista ministrará hoje, dia 02/02/2023, às 13h30 em comemoração aos 20 anos do Programa Alfa e Beto de Alfabetização.

Tema: Todo aluno alfabetizado ao final do primeiro ano
Acesse aqui