Arquivos Mensais: abril 2014

Ensino Médio e Tempo Integral: dois temas trazidos à tona pelo Censo Escolar 2013 e que merecem ser debatidos.
Pedagogos, sociólogos, economistas, pesquisadores, institutos especializados e a imprensa contribuem, mas apenas em suas áreas. As mudanças vêm pela política.
O sucesso na escola, e na vida, depende de nossa capacidade de controlar as faculdades mentais que nos permitem aprender, pensar e agir com um pouco de sabedoria e prudência.
O importante é o que fazer com os resultados das avaliações. É aí que surge a utilidade dos testes nacionais e internacionais, muito além das médias e dos rankings.
O desafio é usar ferramentas como computadores e tablets a favor da aprendizagem.

Vacina contra o fracasso escolar

Infelizmente não existe antídoto contra o fracasso escolar. Mas existem intervenções tão eficazes como uma vacina. É o caso da leitura desde o berço.
O que é um programa de ensino? Por que ele é necessário? Como deve ser elaborado?
Participam das palestras os pesquisadores Adriana Weisleder, PhD em psicologia do desenvolvimento, e Alan Mendelsohn, pediatra especializado em desenvolvimento comportamental.
Na América Latina, o único país que mostra resultados mais significativos é o Chile, com menos estudantes nas categorias mais baixas do que o Brasil.
No Brasil, apenas 6% dos jovens faz o curso médio técnico, num país em que 80% dos empregos exigem no máximo o curso médio. Nos países ricos, esse percentual é de 35%.