Arquivos Mensais: fevereiro 2016

Confira o primeiro texto da série 'QI: Desvendando a Inteligência', uma série em vinte capítulos sobre o desenvolvimento da cognição, com evidências sobre como o QI é importante para o avanço econômico das nações.
Há muitos fatores de risco que aumentam a probabilidade de estudantes apresentarem nível baixo de proficiência escolar. Saiba como famílias, educadores e gestores públicos podem colaborar para reverter esses fatores.
Cartilha do Instituto ABCD ajuda pais e educadores a lidar com a dislexia, oferecendo respostas para as perguntas mais comuns e sugestões de como contribuir para otimizar a aprendizagem.
Nota do Instituto Alfa e Beto: Este artigo foi publicado originalmente no jornal Valor Econômico A crise econômica tem suscitado alertas a respeito do risco de aumentar as desigualdades em educação. Reportagem do Valor (edição 2/2/2016) reproduz esse debate e acrescenta...
O Instituto Alfa e Beto inicia as comemorações de seus 10 anos de atuação com o lançamento de duas novas marcas e plataformas digitais. Saiba mais!
Uma década trabalhando pela melhoria da educação no Brasil. É o que celebra em 2016 o Instituto Alfa e Beto. São dez anos de existência contribuindo para elevar a qualidade do debate educacional e desenvolvendo estratégias inovadoras e eficazes que já impactaram...
O Ministério da Educação recuou após as pesadas críticas relacionadas à decisão de não incluir história mundial no novo currículo escolar nacional para dar ênfase às partes de história africana e indígena. No entanto, as modificações ainda mantêm o...
se tornar professor

Quem quer se tornar professor?

Enquanto a competição por talentos está se intensificando na maioria dos países, os alunos com bom desempenho têm uma gama de oportunidades de carreiras mais atrativas e com melhores salários do que a carreira docente.
Abolidos das escolas brasileiras, instrumentos pedagógicos como a memorização, a caligrafia, a cópia e o ditado se mostram necessários para garantir a plena alfabetização.
como reduzir a indisciplina

Como reduzir a indisciplina?

No Brasil, seis em cada dez professores afirmam ter problemas de indisciplina com pelo menos 10% de seus alunos, de acordo com o TALIS, estudo da OCDE que mede o clima escolar.