Jogo Tabuada na Fazenda já está disponível na Play Store, do Google

53
tabuada

O jogo Tabuada na Fazenda já pode ser baixado na loja do Google (Play Store) e instalado em tablets e smartphones. Em versões paga e gratuita, o joguinho se passa em uma fazenda virtual, onde as crianças treinam e praticam tabuada de forma lúdica e interativa. O aplicativo é voltado, principalmente, para crianças de 6 a 8 anos, que estejam cursando o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Mas também pode ser de grande proveito para crianças mais velhas que ainda não tenham o domínio da tabuada. Desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto, por meio de sua divisão Alfa e Beto Soluções, o aplicativo também estará em breve na App Store, da Apple.

Segundo os desenvolvedores, o objetivo do jogo é estimular as crianças a aprender sozinhas brincando a velha e boa tabuada. Dotado de instrumentos de inteligência artificial, o software identifica os erros do aluno e oferece novamente as contas em que ele errou, sem que o aluno perceba. A apresentação das operações se organiza por famílias de contas e foge do esquema convencional. A criança aprende ao mesmo tempo a somar e diminuir, e, depois, a multiplicar e dividir, sempre fazendo a operação reversa. O painel de controle permite que pais e professores também possam saber o que a criança já aprendeu, onde tem mais dificuldade e o que ainda falta para aprender.

Experimento – A eficácia do jogo foi testada em um experimento realizado no final de 2016 em 12 escolas de três municípios do Nordeste. Ao todo, 900 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental participaram. Um sorteio definiu as turmas das seis escolas (três de cada cidade) onde os alunos usariam um tablet com o jogo e as seis escolas de um grupo de controle. Desta forma, metade das turmas jogou o Tabuada na Fazenda por até 20 minutos diariamente durante dois meses. Nos dois grupos, foram aplicados testes em papel com 108 contas das quatro operações antes e depois do experimento. Em ambos, as crianças tiveram 15 minutos para fazer os cálculos.

Antes do experimento, os dois grupos obtiveram praticamente o mesmo desempenho no teste – o grupo que usou o tablet com o game teve um percentual de respostas corretas de 34,4 e o grupo-controle de 32,7. Ao final do experimento, as crianças que jogaram o Tabuada na Fazenda apresentaram um percentual de respostas certas de 52,9, que representa um aumento de acertos de 53,8%. Já as demais tiveram um percentual de respostas certas de 40,2 (aumento de acertos de 22,9%, que pode ser atribuído ao fato de que as crianças sabiam que haveria um segundo teste).

Clique aqui para saber mais sobre o aplicativo.

Onde está disponível:
. Play Store (sistema Android – Google)
. App Store (sistema OS – da Apple): Em breve

Contato para as escolas interessadas : 0800 940 8024