Currículo é coisa séria. Ele é a coluna vertebral de qualquer sistema de ensino. É ele que diz o que os professores devem ensinar, o que os alunos devem aprender e quando isso deve acontecer. É, portanto, peça fundamental. O Instituto Alfa e Beto há mais de uma década estuda e desenvolve currículos no Brasil, sempre guiado pelas melhores evidências e experiências internacionais.
No mês de agosto, o IAB apresentou seu currículo para profissionais das redes de ensino municipais da região Nordeste. Em Teresina, no Piauí, o evento aconteceu no dia 14 de agosto, com a presença da Professora Doutora Dayhane Paes, especialista em Língua Portuguesa, e do Professor Osmar Garcia, especialista em Matemática. No dia 31, o evento foi em Caculé, na Bahia. Os encontros contaram com profissionais das redes municipais de ensino.
O objetivo das apresentações foi mostrar que os municípios são capazes de oferecer aos seus alunos programas de ensino de boa qualidade, apoiando-se nos currículos do IAB – sem deixar de seguir o que está preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC está aí, apesar de suas fragilidades. Não existe nenhum conflito entre a proposta do MEC e a do IAB”, afirmou João Batista Oliveira, presidente do Instituto, por meio de um vídeo exibido nos encontros. “Temos a convicção, registrada em vários documentos do Instituto, de que nossas propostas são claras, simples e completas. Quando as comparamos com as propostas da BNCC, observamos que saímos em vantagem: temos tudo o que a BNCC propõe, apresentado de forma mais organizada e fácil de compreender”, acrescentou Oliveira.
O currículo do Instituto Alfa e Beto é detalhado nas áreas de Educação Infantil (de zero a quatro anos e Pré-escola); Alfabetização e Séries Iniciais (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências); e Séries Finais (Língua Portuguesa e Matemática), e é a base para toda a produção dos materiais didáticos e programas desenvolvido pelo Alfa e Beto Soluções.
Sobre os currículos do IAB – A proposta de trabalho do Instituto Alfa e Beto se baseia numa concepção do que deve ser ensinado e aprendido nas diferentes etapas do percurso escolar. A proposta atual do currículo foi desenvolvida e aprimorada desde a elaboração do primeiro programa em 2004 – o Programa Alfa e Beto de Alfabetização – e veio sendo atualizada e ampliada.
A revisão dos currículos de outros países e os fundamentos da proposta foram debatidos com especialistas de renome nos vários seminários internacionais realizados pelo Instituto desde a sua fundação, e encontram-se registrados nas várias publicações disponíveis para leitura em nosso site.
Os currículos foram elaborados ao longo do tempo – primeiro, o da alfabetização; depois o da Pré-escola; em seguida o das séries iniciais; depois o das séries finais; e finalmente os do Zero a Quatro. Todos eles foram acompanhados pelo desenvolvimento de materiais e estratégias de ensino, além de terem sido testados, implementados e avaliados. Os resultados comprovam o acerto das decisões.
O currículo atual, embora elaborado por partes, tem uma base comum: a evidência científica sobre as melhores práticas e os conceitos fundamentais que devem nortear a elaboração de um documento desta natureza. Ademais, todas as propostas se fundam nos três critérios básicos que todo currículo deve obedecer – foco, rigor e consistência.
· Para ver o documento de fundamentação da proposta de currículo do Instituto Alfa e Beto clique aqui
· Para ver a proposta detalhada dos currículos ou para falar conosco envie um e-mail para comunicacao@alfaebeto.org.br
· Para conhecer os materiais do Instituto Alfa e Beto baseados nesse currículo clique aqui
· Para conhecer os resultados e evidências sobre o impacto dos programas do Instituto Alfa e Beto clique aqui