Leitura

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  • A compreensão de leitura refere-se à capacidade de extrair o sentido de um texto escrito. A capacidade de compreensão refere-se tanto à compreensão verbal do que ouvimos quanto à compreensão do que lemos: elas são altamente correlacionadas. A compreensão verbal é relativamente mais fácil – a linguagem e a comunicação verbal possuem recursos, referenciais, contextos, redundâncias ou mesmo expressões faciais e gestos que podem facilitar a compreensão. Já a capacidade de compreensão da leitura depende de habilidade de leitura – especialmente ser alfabetizado e possuir um nível adequado de fluência.
  • Quando nos lembramos de um texto lido não nos lembramos das palavras do texto – lembramo-nos do sentido que o texto expressa. Para que isso ocorra, formamos na mente um “modelo mental”, fazemos uma representação mental do texto. Lembrar-se de um texto, portanto, não é se lembrar das palavras ou repeti-lo literalmente, mas lembrar-se do seu sentido no contexto em que foi escrito.
  • Essas representações mentais, por sua vez, variam com o tipo de texto, por exemplo:
    • Num texto narrativo, numa história, identificamos os personagens principais e seus motivos. O texto narrativo tem princípio, meio e fim, e isso ajuda a organizar os conteúdos da história nesse “modelo mental”.
    • Num texto informativo (ou expositivo) o leitor precisa identificar o assunto, seguir o argumento, extrair as ideias centrais e formular uma ideia sintética a respeito do sentido do mesmo. Aqui operam outros esquemas, como tese/antítese/síntese, contraposição de ideias, organização de conceitos de acordo com determinado critério ou simples justaposição de informações ou ideias.
    • Num texto didático ou científico o leitor irá comparar o que está no texto com o que ele já sabe. Isso pode requerer uma mudança ou ajuste nos conhecimentos anteriores ou mesmo num conflito – que o leitor irá resolver consultando outros textos.. Isso, por sua vez, requer a capacidade de monitorar a compreensão – uma habilidade essencial para promover a compreensão.
    • Num texto argumentativo será necessário identificar não apenas o argumento central, mas os argumentos utilizados para comprová-lo e para rebater as críticas.
  • A compreensão da linguagem – e da leitura – envolve pelo menos as seguintes habilidades:
    • Entender e ativar o sentido das palavras;
    • Compreender as sentenças;
    • Fazer inferências;
    • Compreender a estrutura do texto;
    • Monitorar o processo de compreensão.
  • O ensino da compreensão requer dos professores:
    • Um entendimento claro dos conteúdos e conceitos relevantes que o aluno precisa compreender para estabelecer uma base de conhecimentos que lhe permita avançar na escola e na vida. Isso inclui uma base geral de conhecimentos sobre vários assuntos e uma base estruturada de conhecimentos sobre alguns assuntos mais especializados. O conhecimento é sempre relativo a conteúdos específicos, portanto o vocabulário e domínio dos conteúdos de cada área são fundamentais. As habilidades apenas ajudam o aluno a apropriar-se desse conhecimento, mas não constituem um conhecimento valioso em si.
    • O ensino de habilidades de compreensão. O objetivo é fazer com que o aluno automatize essas habilidades no processo de leitura/estudo dos componentes curriculares. As habilidades se aplicam a qualquer domínio do conhecimento, mas elas só ajudam na medida em que o indivíduo possui uma base adequada de conhecimentos. Não existem “habilidades genéricas de compreensão” que nos permitam compreender qualquer conteúdo.

Referências básicas:

Morais, J. Criar Leitores – Para professores e educadores. São Paulo: Manole, 2013.

Oakhill, J. ;Cain, K. e Elbro, C.: Compreensão de leitura – Teoria e Prática. São Paulo: Hogrefe, 2017

Oliveira, João B.A. e Ribeiro, D. A. (2019). Habilidades essenciais para desenvolver compreensão da leitura. Rio de Janeiro: Instituto Alfa e Beto, Janeiro de 2009.

Snow, C. Reading for understanding: toward an R&D program in reading comprehension. Santa Monica, CA: Rand Education, 2002

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