Secretaria de Educação de Sobral e Instituto Alfa e Beto promovem palestra para professores do 1° e 2° anos

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compreensão

Coordenadora do Instituto Alfa e Beto, a professora e doutora em Letras pela UERJ Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes ministrará palestra nesta quinta, 23 de janeiro, no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral (CE), sobre “as cinco habilidades essenciais para a compreensão textual”. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Sobral em parceria com o Instituto Alfa e Beto.

Segundo Dayhane, a palestra tem como objetivo apresentar um breve sumário das habilidades comprovadamente eficazes para desenvolver compreensão da leitura. “Ela se divide em cinco partes referentes a cada habilidade:

  • Entender e ativar o sentido das palavras
  • Compreender as sentenças
  • Fazer inferências
  • Compreender a estrutura do texto
  • Monitorar o processo de compreensão

A compreensão de leitura refere-se à capacidade de extrair o sentido de um texto escrito. A capacidade de compreensão refere-se tanto à compreensão verbal do que ouvimos quanto à compreensão do que lemos: elas são altamente correlacionadas. A compreensão verbal é relativamente mais fácil – a linguagem e a comunicação verbal possuem recursos, referenciais, contextos, redundâncias ou mesmo expressões faciais e gestos que podem facilitar a compreensão. Já a capacidade de compreensão da leitura depende de habilidade de leitura – especialmente ser alfabetizado e possuir um nível adequado de fluência. E ainda depende de saber lidar com o conteúdo e as características do texto escrito.

Em síntese: compreensão escrita e oral dependem dos mesmos mecanismos, mas possuem características distintas, dada a natureza diferente da fala e da escrita. A compreensão da linguagem – e da leitura – requer o domínio de pelo menos as seguintes habilidades:

  • Entender e ativar o sentido das palavras
  • Compreender as sentenças
  • Fazer inferências
  • Compreender a estrutura do texto
  • Monitorar o processo de compreensão

“O que é importante saber, entender e reforçar é que a compreensão é sempre específica ao conteúdo que sabemos. Saber conteúdo, conhecer, portanto, o vocabulário e os conceitos da área são fundamentais. Essas habilidades (que nós inclusive ensinamos) servem para ajudar a compreender textos, mas elas não dispensam que o aluno e a escola leiam muito – de áreas diferentes, para desenvolver muitos conhecimentos sobre muitas coisas. Por isso, é interessante que o professor leia para os alunos de séries mais baixas os textos de séries mais altas”, diz a professora e coordenadora do Instituto Alfa e Beto.

Para participar e garantir certificação, faça sua inscrição em: https://doity.com.br/palestra-de-compreensao-textual

Saiba mais: http://educacao.sobral.ce.gov.brsobral