Aplicativo “Craque da Leitura”, da Alfa e Beto Soluções, está disponível gratuitamente

O aplicativo tem como público-alvo crianças de 6 a 12 anos, sendo ideal para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, o Craque da Leitura pode ser usado com alunos das séries finais do Ensino Fundamental que ainda não leem com fluência.

3431
coronavírus

Em resposta à quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, a Alfa e Beto Soluções disponibilizou seu catálogo de aplicativos pedagógicos gratuitamente. Um desses jogos que podem ser baixados sem custos pelas famílias para auxiliar na educação de suas crianças é o Craque da Leitura, pensado com o objetivo de desenvolver a fluência de leitura com textos de alta qualidade e temas de interesse do currículo e dos alunos.

O aplicativo tem como público-alvo crianças de 6 a 12 anos, sendo ideal para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, o Craque da Leitura pode ser usado com alunos das séries finais do Ensino Fundamental que ainda não leem com fluência. Dentro do jogo, estão 100 livros divididos por temas nas áreas de Artes, Ciências, Geografia, História e Literatura que o aluno pode ler sozinho, acompanhado pelo leitor ou ler com a marca das palavras.

Os livros estão divididos em 5 níveis, aumentando gradativamente a complexidade de vocabulário e sintaxe, e o tamanho dos livros. Os conteúdos estão alinhados com os temas da BNCC nas áreas de Artes, Ciências, História, Geografia e Literatura. Uma das vantagens do Craque da Leitura é acompanhar a evolução das crianças. Assim, existem 3 formas de interagir com os livros dentro do app: “Quero ler sozinho”, “Leia para mim” e “Você lê, eu viro as páginas”. O jogo, que funciona mesmo sem internet, ainda conta com um painel de controle para os pais acompanharem o progresso das crianças.

O presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, explica a importância do desenvolvimento da fluência de leitura e como o aplicativo pode ajudar as crianças a atingir esse objetivo: “Dentro do Craque da Leitura as crianças vão encontrar os 100 livros da ‘Coleção Leituras Para o Ensino Fundamental’. Os pais também podem utilizar o jogo para desenvolver habilidades de compreensão de leitura e conhecimento geral de seus filhos. É possível, ainda, organizar um programa de redação a partir dessas leituras”, explica o professor.

Você pode fazer o download gratuito do Craque da Leitura nesse link.