Instituto Alfa e Beto lança a plataforma “ALFA e BETO à Distância” e oferece cursos gratuitos para professores durante a quarentena do coronavírus

Confira os detalhes dos sete cursos que o Instituto está oferecendo para professores e demais profissionais da área de educação

6405
coronavírus

Para atenuar as consequências da quarentena causada pela pandemia de coronavírus, que levou ao fechamento de milhares de escolas por tempo indeterminado, o Instituto Alfa e Beto lançou uma plataforma de ensino à distância que irá operar neste período de forma gratuita.

A plataforma está oferecendo inicialmente sete cursos destinados a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de creches, pré-escola e ensino fundamental.

Os cursos, com início na segunda-feira, 6 de abril, estão divididos em quatro grandes áreas:

. Educação Infantil (Educação Infantil no Dia a Dia, Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve)

. Alfabetização (Formação de Professores Alfabetizadores)

. Língua Portuguesa (Como ensinar redação nas séries iniciais, Como ensinar redação nas séries finais e Como desenvolver habilidades de compreensão de leitura)

. Matemática (Como ensinar Matemática das séries iniciais: conteúdo e pedagogia)

As aulas combinam teoria e prática, sendo que a parte teórica é sempre baseada em evidências científicas. A prática é focada na experiência e nos materiais do Instituto Alfa e Beto. Ao final, os participantes poderão obter um certificado de conclusão ou de aproveitamento, de acordo com o desempenho.

CURSOS OFERECIDOS PELA PLATAFORMA ALFA E BETO À DISTÂNCIA

Educação Infantil

Curso 1: Desenvolvimento Infantil: O Que Desenvolve

Ministrado pelo professor João Batista Araújo Oliveira, o curso se destina a profissionais da educação infantil, pedagogos e gestores. O conteúdo é dividido em conceito, características, processos e áreas do desenvolvimento infantil.

Os materiais de estudo incluem o livro “Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve”, escrito pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, além de leituras produzidas pelo Center on the Developing Child da Universidade de Harvard.

A área de desenvolvimento humano é uma ciência interdisciplinar, abordada com foco na psicologia do desenvolvimento. Para entender as aplicações práticas no trato com as crianças, é importante conhecer os conceitos que nos permitem compreender o comportamento e o desenvolvimento infantil.

O curso tem duração de 10 semanas e 100 horas de aulas.

Confira a estrutura do curso:

Semana 1: Conceitos de Desenvolvimento

Semana 2: O Desenvolvimento do Cérebro

Semana 3: O Desenvolvimento Físico

Semana 4: O Desenvolvimento Motor

Semana 5: O Desenvolvimento Pessoal

Semana 6: O Desenvolvimento Social

Semana 7: O Desenvolvimento Cognitivo: Linguagem

Semana 8: Desenvolvimento Cognitivo: Atenção, Memória e Controle Executivo

Semana 9: Desenvolvimento Cognitivo: Inteligência

Semana 10: Estratégias Eficazes para Promover o Desenvolvimento Infantil.

Curso 2: Educação Infantil no Dia a Dia

Lecionado pelo professor João Batista Araújo Oliveira, o curso é destinado a profissionais da educação infantil, incluindo educadores, pedagogos, supervisores pedagógicos, gestores de creches e instituições de apoio à educação infantil, com foco no atendimento nas modalidades de creche e pré-escola.

As aulas são divididas em 3 partes: Unidade I – Os fundamentos do desenvolvimento e da educação infantil; Unidade II – Organização e planejamento da creche/pré-escola; e Unidade III – O funcionamento no dia-a-dia. 

Com duração de 8 semanas e carga horária de 80 horas, o curso é desenvolvido com base no livro “Guia IAB de Educação Infantil” e em leituras extras produzidas pelo Center on the Developing Child da Universidade de Harvard. Os participantes terão acesso à versão digital dos mesmos, bem como a vídeos especialmente preparados para o curso.

O programa tem uma parte conceitual, relacionada com o desenvolvimento infantil, e uma parte prática. Para entender a função da educação infantil e o significado da ação dos educadores no trato com as crianças, é importante conhecer os conceitos que nos permitem compreender o comportamento e o desenvolvimento infantil.

Confira a estrutura do curso:

Unidade 1 – Os Fundamentos

Temas das aulas: Conceitos de desenvolvimento, Funções executivas e Currículo para a Educação Infantil e a Proposta Pedagógica.

Unidade 2 – Organização e Planejamento Da Creche/Pré-Escola

Temas das aulas: Estrutura e organização e Planejando o início do ano letivo.

Unidade 3 – O Funcionamento No Dia-a-Dia

Temas das aulas: Funcionamento, Acompanhamento e Avaliação Das Crianças e A leitura Interativa.

ENSINO FUNDAMENTAL

Curso 3: Formação de Professores Alfabetizadores

O curso de Formação de Professores Alfabetizadores se destina a professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais, e será ministrado pelo professor João Batista Araújo Oliveira.

No total são 12 semanas de estudo, incluindo 6 unidades, 20 aulas e 120 horas de carga horária. Além disso, uma sessão semanal com vídeo-aula, com duração variável de 30 a 60 minutos.

Dentre os materiais de estudo estão os livros “ABC do Alfabetizador”, escrito pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Araujo e Oliveira, e o livro “Criar Leitores”, de José Morais. Os capítulos serão disponibilizados na medida do avanço do curso.

Confira a estrutura do curso:

Unidade 1 – Introdução

Temas das aulas: “O Que É Alfabetizar”, “O Sistema De Escrita Da Língua Portuguesa” e “Competências Da alfabetização”.

Unidade 2 – Preparando a Alfabetização

Temas das aulas: “Familiaridade Com Livros e Materiais Impressos, Consciência Fonológica – Segmentação e “Consciência Fonêmica E Princípio Alfabético”.

Unidade 3 – Competências Da Alfabetização – Leitura

Temas das aulas: “Decodificação”, “Método Fônico: Como Alfabetizar Usando Métodos Fônicos” e “Fluência”.

Unidade 4 – Competências da Alfabetização – Escrita

Temas das aulas: ¨Escrita: caligrafia, ¨Escrita: Ortografia, ¨Escrita: Sintaxe e ¨Escrita Redação

Unidade 5 – Desenvolvendo a leitura e escrita

Temas das aulas: ¨Desenvolvimento do vocabulário, ¨Desenvolvimento da compreensão e ¨Outros componentes de um programa de alfabetização

Unidade 6 – Preparando para alfabetizar

Temas das aulas: “A Escolha De Materiais E Métodos”, “Avaliação Da Alfabetização”, “O Dia A Dia Do Professor Na Classe De Alfabetização” e “Competências do Professor Alfabetizador”.

Curso 4: Como Desenvolver Habilidades de Compreensão de Leitura

Ministrado pela professora Dayhane Escobar, o curso é destinado a professores do Ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais, e será dividido em teoria e prática de compreensão de textos. O programa é dividido em 6 aulas, com duração de 6 semanas, e haverá uma sessão semanal com vídeo-aula, com duração variável de 30 a 60 minutos. No restante do tempo, os participantes farão as tarefas e os estudos indicados.

O material de estudo inclui 5 livros e 5 fichas da “Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I”, que serão disponibilizados a cada semana, além do texto “Cinco habilidades essenciais para desenvolver compreensão da leitura”. Ao final, quem obtiver desempenho superior a 70% receberá o certificado de aproveitamento.

Confira a estrutura do curso:

Aula 1: Compreensão de Textos

Temas da aula: O Que É Compreensão, Habilidade Geral De Compreensão e Habilidades Específicas.

Aula 2: Vocabulário

Temas da aula: Importância do Texto, Explorar Diferentes Sentidos e Família Das Palavras

Aula 3: Sintaxe

Temas da aula: A Relação Das Palavras, A Relação Das Frases e Anáforas e Dêiticos.

Aula 4: Inferências

Temas da aula: “Inferências, Conhecimento Prévio, Memória De Trabalho e Relação Entre Contextos.

Aula 5: Estrutura

Temas da aula: Aspectos Formais Do Texto, Ideia Principal Do Texto, Relação Entre Partes, Ideia Principal E Secundária e Coesão E Coerência

Aula 6: Monitorar e Metacognição

Temas da aula: Monitorar Compreensão e Metacognição

Curso 5: Como Ensinar Redação Nas Séries Iniciais

Destinado a professores do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais, o curso é ministrado pela professora Dayhane Escobar e tem duração de 10 semanas.

O conteúdo é dividido em Teoria e prática de Produção Textual, além de tópicos que serão estudados em: Estrutura da Frase, Texto Descritivo, Texto Expositivo/Persuasivo e Texto Narrativo.

Ao longo do curso, os participantes vão ter uma sessão semanal com vídeo-aula, com duração variável de 30 a 60 minutos. No restante do tempo, os participantes farão as tarefas e os estudos indicados.

O material de estudo inclui a “Coletânea de Textos Motivadores”, sendo que a cada semana serão disponibilizados dois textos – um que será lido e analisado na vídeo-aula e o outro que será utilizado para fazer a redação da semana.

No início de cada semana, será disponibilizado o vídeo correspondente à mesma, de acordo com o cronograma. Toda semana haverá a produção de uma redação, que deverá ser digitada em Word e anexada no link disponível na plataforma para envio da redação. Por fim, serão marcados chats para tirar dúvidas e sessões ao vivo para feedback das redações enviadas e corrigidas (por amostragem).

Confira a estrutura do curso:

Unidade 1 – Estrutura da Frase

Temas das aulas: Introdução: Fases Da Escrita, Gerar Palavras, Compor Frases Simples, Emendar Frases Complexas, Fazer Lista De Materiais e Fazer Lista De Desejos.

Unidade 2 – Texto Descritivo

Temas das aulas: Apresentar-se, Apresentar o Colega, Criar Convite, Agradecer (Bilhete) e Descrever Objeto.

Unidade 3 – Texto Expositivo/Persuasivo

Temas das aulas: Definir Algo, Instruir Sobre Localização, Elaborar Rótulos e Títulos, Criar Cartaz e Fazer Anúncio.

Unidade 4 – Texto Narrativo

Temas das aulas: Contar Uma Piada/Anedota, Criar História Em Versos, Contar História Pessoal, Criar História Faz-De-Conta e Contar Uma Notícia (Real).

Curso 6: Como Ensinar Redação nas Séries Finais

Lecionado pela professora Dayhane Escobar, o curso é voltado para professores do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e tem conteúdo dividido em teoria e prática de produção textual. Os temas abordados são: Texto Informativo, Texto De Instruções, Texto Narrativo e Texto Expositivo/ Argumentativo.

A duração será de 10 semanas de estudo, incluindo uma sessão semanal com vídeo-aula, com duração variável de 30 a 60 minutos. No restante do tempo, os participantes farão as tarefas e os estudos indicados.

Dentre o material de estudo está a “Coletânea de Textos Motivadores”, sendo disponibilizados dois textos a cada semana – um que será lido e analisado na vídeo-aula e o outro que será utilizado para fazer a redação da semana. 

Confira a estrutura do curso:

Unidade 1 – Texto Informativo

Temas da aula: O que é redação e Convite e Bilhete

Unidade 2 – Texto De Instruções

Temas da aula: O Que é Instruir e Instruir Como Fazer/Usar

Unidade 3 – Texto Narrativo

Temas da aula: O que é narrar, Dar uma notícia e Elementos da notícia

Unidade 4 – Texto Expositivo/Argumentativo

Temas da aula: Resumo, Expositivo e Argumentativo

Curso 7: Como Ensinar Matemática nas Séries Iniciais

Ministrado pelo professor Osmar Nina, o curso se destina a professores do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais. O programa é concentrado no ensino dos conteúdos, estratégias e pontos críticos para ensinar com sucesso. A duração é de 7 semanas.

Os participantes poderão assistir a vídeo-aulas; fazer leituras sugeridas nos livros de matemática da coleção “Matemática Para Pais e Professores” e da parte de matemática na BNCC; realizar os exercícios propostos; e participar dos chats para esclarecimento de dúvidas.

Confira a estrutura do curso:

Unidade 1 – Números e Operações

Tema das aulas: Contatem e Sistema De Numeração Decimal, Ideias Das Operações e Propriedades da Edição e Da Multiplicação, Algoritmos Das Operações, Resolução De Problemas, Frações De Inteiro e De Quantidades, Operações, Resolução De Problemas, Números Decimais e Dinheiro, Arredondamento e Operações Com Decimais e Múltiplos e Divisores.

Unidade 2 – Álgebra

Tema das aulas: Antecessor e Sucessor De Um Número, Padrões e Sequências: Numéricas e Não Numéricas, Relação Quantitativa de Grandezas, Equações e Inequações, Propriedades Da Igualdade e Grandeza Direta e Inversamente Proporcionais.

Unidade 3 – Geometria

Temas das aulas: Referencial e Localização, Formas Planas (Identificação, Elementos e Classificação), Formas Espaciais (Identificação, Elementos e Classificação).

Unidade 4 – Grandezas e Medidas

Temas das aulas: Medidas Aleatórias e Padronizadas, Grandezas e Instrumentos De Medidas, Medidas De Comprimento, Capacidade, Massa e Transformações, Medidas De Superfícies e Volume e Transformações, Medidas De Tempo e Temperatura, Perímetro e Áreas De Figuras Planas.

Unidade 5 – Tratamento da Informação

Temas da aula: Noções De Probabilidade e Noções de Estatística (Tabelas e Gráficos).

Unidade 6 – Elaboração de Questões e Testes

Tema da aula: Estratégias De Elaboração De Itens De Teste.

 

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Instituto Alfa e Beto, clique aqui.

Secretarias de Educação interessadas em promover parcerias para oferecer esses cursos aos seus professores devem fazer contato através desse e-mail: ead@alfaebeto.org.br