Como alfabetizar as crianças?

3657

Seja em tempos como o que estamos vivendo, de pandemia de coronavírus, com as crianças em casa, sem aula, seja em tempos “normais”, com as crianças indo regularmente à escola, cabe sempre perguntar: como alfabetizá-las de forma adequada? Afinal, em que consiste o processo de alfabetização? 

Nesta apresentação, elaborada especialmente para pais e professores, resumimos de maneira clara, simples e com exemplos em que consiste o processo de alfabetização. 

São abordados temas como habilidade de linguagem e habilidade de leitura, o que é decodificar, fonemas e grafemas, a ordem de ensino (passo a passo) e a questão da caligrafia.

Também são respondidas questões como: o que a criança lê durante o processo de alfabetização: letras, palavras ou textos? Qual é a diferença entre palavras e pseudopalavras? Qual deve ser o papel da família no processo de alfabetização? 

Ao final, são apresentados o programa de leitura (já que a alfabetização é apenas uma parte do programa de ensino da língua) e os materiais do Instituto Alfa e Beto divididos por etapas: pré-escola, 1º ano, 2º ao 5º ano do ensino fundamental. 

De forma bem objetiva, pais e professores têm a oportunidade de conhecer os materiais e aplicativos pedagógicos destinados a eles e aos alunos de acordo com a série que estes estão.

Para quem quiser saber mais sobre alfabetização com método fônico e desenvolvimento da fluência de leitura, reunimos aqui uma série de conteúdos.

São textos publicados nos sites do Instituto Alfa e Beto e da Alfa e Beto Soluções; e-books; matérias e artigos publicados em jornais; além de vídeos em que o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, fala sobre esses temas.