Escolas do município de Iuiú (BA) utilizam aplicativos pedagógicos disponibilizados gratuitamente pela Alfa e Beto Soluções durante a pandemia do coronavírus

Parceira do Instituto Alfa e Beto desde 2019, cidade baiana está adotando medidas para não comprometer o aprendizado de seus alunos.

824
coronavírus

Parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2019, o município de Iuiú, no sudoeste da Bahia, está utilizando os aplicativos pedagógicos disponibilizados gratuitamente pelo Alfa e Beto Soluções durante a pandemia do coronavírus. O objetivo é minimizar prejuízos ao aprendizado dos alunos com o fechamento das escolas por tempo indeterminado. Os jogos disponíveis para download são o “Ilhas do Alfabeto”, “Tabuada na Fazenda”, “Flui- A Cidade das Palavras” e “Craque da Leitura”.

Elizete Alves de Souza Pereira, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Iuiú, conta que as escolas da cidade estão se adaptando à situação desafiadora de isolamento social e que os aplicativos da Alfa e Beto e Soluções contribuem para manter a proximidade entre professores e alunos: “Fizemos um planejamento e focamos nas atividades que possam ser acompanhadas online pelos professores. Os aplicativos Alfa e Beto já estão sendo utilizados por muitas crianças e suas famílias. Estamos trabalhando para que esse número cresça. Os professores criaram grupos de WhatsApp com as famílias e o retorno tem sido positivo. Enquanto durar a pandemia, estaremos engajados nesse acompanhamento online”, diz Elizete.

De acordo com a professora Sueli Borges, responsável por uma turma do Pré I da Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu, o aplicativo “Ilhas do Alfabeto” está sendo bastante utilizado por seus 19 alunos em casa, com o apoio dos pais: “O jogo teve uma enorme aceitação por parte das crianças e dos pais. Os alunos gostam muito da interação que o aplicativo proporciona e também do desafio de aumentar o nível de dificuldade à medida em que eles aprendem. É um estímulo importante”, comenta.

A professora reforça, ainda, a importância de cada um fazer a sua parte para que a aprendizagem não seja prejudicada nesse momento difícil: “Estou sempre presente nos grupos de WhatsApp com os responsáveis, estimulando o envolvimento deles na educação dos filhos. Gostaria de agradecer aos pais pela participação e interação que estou encontrando. Com esse esforço conjunto podemos sair dessa situação ainda mais fortalecidos”, diz.

Para Luciana Costa, mãe do aluno Pedro Costa, do 5º ano da Escola Duque de Caxias, os aplicativos da Alfa e Beto Soluções são “educativos, prazerosos e fáceis de usar”. “As crianças aprendem brincando, e a família pode jogar junto. O Pedro adorou”, diz.

No caso do aluno João Pedro Rocha de Araújo, aluno do 5º ano do Centro Educacional Francisco Guedes, o jogo favorito é o “Tabuada na Fazenda”: “Ao mesmo tempo em que estou fazendo as tarefas da escola, me divirto”, explica.

Conheça todos os aplicativos disponibilizados gratuitamente pelo Instituto Alfa e Beto durante a pandemia do novo coronavírus clicando aqui.

Bruna Graziela Barros (Coordenadora da Educação Infantil), Valderlucia Fernandes (Coordenadora do Ensino Fundamental I) e Lídia Rejane Montalvão (Coordenadora do Ensino Fundamental II ).