Durante a pandemia de Covid-19, dedicação de professores e pais tem mantido o aprendizado dos alunos em Água Branca (PI)

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, cidade está enviando semanalmente atividades escolares para os alunos e fazendo acompanhamento diário por meios digitais, como grupos de whatsapp.

1037

A cidade de Água Branca, localizada no Centro-Norte do Piauí, está realizando diversas ações para não comprometer o aprendizado das crianças em meio ao fechamento das escolas por tempo indeterminado devido à pandemia de Covid-19.

Dentre as iniciativas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está o envio semanal de material escolar com tarefas para a casa dos alunos. Miracy Teixeira Soares, professora que trabalha com turmas do 1º ano na escola municipal Maria de Souza, avalia que a cidade está conseguindo manter a rotina dos alunos e as atividades escolares mesmo com o distanciamento social: “Decidimos entregar os materiais em casa para os pais. Em um primeiro momento, enviamos os livros de Português e de Matemática. Entregamos também um envelope com as atividades e um roteiro para auxiliar os pais no acompanhamento dos filhos. Com dedicação que estamos tendo de professores, pais e alunos, tenho certeza que a aprendizagem não será comprometida”, diz.

Com pouco mais de 17 mil habitantes, Água Branca é parceira do Instituto Alfa e Beto desde 2006 e está seguindo as orientações dadas pelo professor João Batista Oliveira de manter a rotina pedagógica dos estudantes mesmo à distância. De acordo com Rafaela Bezerra, funcionária da Secretaria Municipal de Educação que coordena a implementação do programa Alfa e Beto na cidade, os professores estão buscando alternativas para enfrentar as adversidades impostas pela pandemia: “Muitos já criaram grupos de WhatsApp com os pais para envio de tarefas e para acompanhamento da utilização de aplicativos pedagógicos por parte dos alunos. Também desenvolveram um sistema de tarefões semanais entregues semanalmente nas casas dos estudantes. Muitos pais estão comentando que as iniciativas estão sendo muito produtivas”, comemora a coordenadora.

Para a professora Miracy, a dedicação dos professores, em um período de quarentena e ensino à distância, é essencial para motivar os alunos e seus responsáveis.  “Sempre peço vídeos das crianças lendo e respondendo as atividades. Todo dia pela manhã posto um exercício e peço para que os alunos façam a leitura. Estamos sempre em contato com os alunos e seus pais, e isso os deixa motivados. Também procuro dar orientações e tirar dúvidas dos responsáveis sobre como podem ajudar os filhos. Por exemplo, explico como deve ser a entonação correta na leitura devido à pontuação”, explica.

Na opinião da mãe do aluno Davi Juan Coimbra de Carvalho, aluno de Miracy na escola municipal Maria de Souza, Kalinny Joe Anne Coimbra Nogueira, o contato com os professores está sendo fundamental para manter o aprendizado do seu filho: “Está sendo uma experiência muito gratificante. Continuamos tendo contato regular com os professores, com a escola. Parabenizo os profissionais de educação da nossa cidade pela dedicação que têm demonstrado em um momento tão difícil para todos”, elogia.