Como alfabetizar: Processos de alfabetização reinventados

Em tempos de isolamento social, o Instituto Alfa e Beto disponibiliza material gratuito que orienta professores e pais na hora de alfabetizar as crianças à distância ou em casa

47
como alfabetizar

Com o cenário brasileiro indefinido devido ao Coronavírus, os processos na Educação precisaram ser reinventados e redefinidos. Dentro dessa maré instável, encontram-se estudantes, professores e pais que nem sempre dispõem de preparo emocional para aprenderem e ensinarem durante a pandemia. E então surge uma pergunta: como ficam as crianças que começaram a ser alfabetizadas este ano?

O Instituto Alfa e Beto preparou um material gratuito para orientar pais e professores de maneira simples e clara sobre o funcionamento dos processos de alfabetização. São abordados temas como habilidade de linguagem e de leitura, decodificação, fonemas e grafemas, o passo a passo da ordem de ensino e caligrafia.

O livro digital “Conheça o Programa Alfa e Beto de Alfabetização” responde questões como: O que a criança lê durante o processo de alfabetização: letras, palavras ou textos? Qual é a diferença entre palavras e pseudopalavras? Qual deve ser o papel da família no processo de alfabetização?

Acesse https://www.alfaebeto.org.br/wp-content/uploads/2020/04/13_04-Programa-de-Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-IAB.pdf

E se quiser saber mais sobre alfabetização com método fônico e desenvolvimento da fluência de leitura, clique aqui para uma série de conteúdos.