Em live no canal do YouTube da Secretaria de Educação de Sobral, João Batista Oliveira explica como desenvolver as principais habilidades relacionadas à alfabetização

De acordo com o presidente do Instituto Alfa e Beto, habilidades como leitura, consciência fonêmica e conhecimento do princípio alfabético são importantes para o futuro educacional das crianças.

1057
Alfabetização

O presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, participou na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, de uma live no canal do YouTube da Secretaria de Educação do município de Sobral (Ceará), onde comentou como desenvolver as principais habilidades relacionadas à alfabetização. O evento virtual foi acompanhado por cerca de 3 mil pessoas, em sua maioria profissionais da educação, de todo o Brasil.

De acordo com João Batista Oliveira, existem diversas habilidades que ajudam a preparar a criança para a alfabetização, além de outro conjunto de competências que deve ser desenvolvido ao longo de todo o processo de alfabetização:

“Na preparação para a alfabetização e ao longo do processo, é preciso desenvolver a familiaridade com livros, estimular o contato com eles desde cedo. É necessário também incentivar o gosto pela leitura. Isso é importante para desenvolver as capacidades socioemocionais das crianças. Elas precisam desenvolver também outras habilidades como a consciência fonológica e o princípio alfabético, ou seja, a ideia de que o conjunto de letras que existe não é arbitrário – as letras estão ali por alguma razão”, explica João Batista.

O especialista explicou que existem algumas habilidades que estão relacionadas às funções do controle executivo, ou seja, a capacidade de controlar as respostas diante das diferentes demandas de nosso organismo. Nesse contexto, as famílias e a escola têm um papel muito importante, realizando jogos e brincadeiras que auxiliam as crianças a desenvolver a atenção, memória e o controle inibitório.

“Esse conjunto de habilidades é fundamental para tudo na vida, e isso inclui o processo de alfabetização. A atenção é necessária para mobilizar energia em um assunto. A criança precisa de concentração para entender o espaço entre as palavras e a pontuação. Já a memorização é necessária para guardar a ordem do alfabeto e o sentido das palavras. Por fim, o controle inibitório tem a ver com manter a calma diante de dificuldades, entender que no final da frase vai ter um ponto de interrogação. Além disso, essa habilidade é importante, pois ajuda a criança no comportamento em sala de aula”, comenta.

Por fim, o presidente do Instituto Alfa e Beto sugeriu estratégias para o retorno às aulas pós-pandemia e explicou que esse é um momento para adotar novas formas de pensar: “Ninguém minimiza a gravidade da pandemia de covid-19. É preciso muita coragem e disposição, e Sobral está de parabéns pelas iniciativas adotadas. Como educadores e profissionais, precisamos fazer o melhor possível. Não há espaço para improvisar. A mensagem que eu quero passar é que temos que trabalhar duro e pensar sempre em melhorar como profissional. Só assim as coisas vão mudar”, aconselha.

Assista AQUI live na íntegra.