Formatura das primeiras turmas dos cursos da Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância acontece nessa terça-feira, 30 de junho

Evento virtual contará com palestra do professor João Batista Oliveira e homenagem aos melhores alunos de cada um dos sete cursos oferecidos.

412
Formatura Instituto Alfa e Beto

A formatura das primeiras turmas dos cursos oferecidos pela Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância acontecerá nessa terça-feira, dia 30 de junho, às 10h, em um evento virtual no canal oficial de YouTube do Instituto Alfa e Beto. A cerimônia vai contar com uma palestra de João Batista Oliveira, presidente do Instituto, e vai homenagear o melhor aluno de cada um dos sete cursos ofertados. Cerca de 3,4 mil alunos se formarão.

De acordo com João Batista Oliveira, a Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância cumpriu o objetivo de oferecer ferramentas para os municípios parceiros nesses tempos desafiadores de pandemia. “As cidades se envolveram para recrutar e incentivar os professores, que se empenharam muito e conseguiram bons resultados. Agora é esperar o retorno às aulas presenciais e ver esses novos conhecimentos colocados em prática”, comentou.

O professor Osmar Nina, que ministrou o curso de “Como ensinar Matemática nas séries iniciais”, comentou que os profissionais recém-formados obtiveram ferramentas importantes para a prática em sala de aula. “Os professores tiveram oportunidade de verificar os problemas que as crianças apresentam e descobriram as alternativas de solução para superá-los, tendo em vista o sucesso do ensino e da aprendizagem”, explicou.

A professora Dayhane Escobar, que ministrou três cursos na Plataforma, parabenizou os formandos e elogiou o engajamento dos alunos. “Os participantes foram verdadeiros protagonistas. Em todas as aulas, eles criavam um ambiente agradável de aprendizagem, compartilhando experiências riquíssimas vividas em sala de aula. Por tudo isso, parabenizo a todos os envolvidos pelo brilhante desempenho”, comemora.

Os cursos oferecidos gratuitamente durante o período de isolamento social serviram para muitos profissionais da educação reciclarem seus conhecimentos e aprender novas práticas pedagógicas pautadas pelas evidências científicas. A educadora Lidiane da Silva Soares é uma das formandas do curso de “Educação Infantil no Dia a Dia”. Para ela, as aulas trouxeram benefícios relevantes para a sua prática docente:

“O curso mostrou técnicas com embasamento científico para melhorar a qualidade das nossas aulas. Aprofundar o conhecimento é um dos maiores investimentos que podemos fazer na nossa vida profissional, e o Instituto Alfa e Beto possibilitou esse aprofundamento”, comemorou.

Os sete cursos oferecidos na Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância foram: Educação Infantil no Dia a Dia, Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve, Formação de Professores Alfabetizadores, Como ensinar redação nas séries iniciais, Como ensinar redação nas séries finais, Como desenvolver habilidades de compreensão de leitura e Como ensinar Matemática das séries iniciais: conteúdo e pedagogia.

Abaixo, depoimentos dos alunos que obtiveram as melhores notas em cada um dos sete cursos:

 

Aluna: Cléa Martins Sousa Neiva Carvalho

Curso: Formação de Professores Alfabetizadores

“As aulas contribuíram muito para o aperfeiçoamento da minha prática pedagógica. Foram três meses de estudos intensos e dedicação que ampliaram meus conhecimentos”.

 

Aluna: Morgana Fernanda Barth

Curso: Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve?

“O curso foi muito importante para aperfeiçoar minha prática docente, aprofundar meus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e aguçar o meu desejo de aprender sempre mais sobre o universo infantil, que é a minha paixão”.

 

Aluno: Vanderson Rodrigues Nascimento

Curso: Como ensinar matemática nas séries iniciais

“Com as aulas, ampliei meus conhecimentos e descobri novos recursos para utilizar no meu cotidiano profissional. Além do excelente conteúdo, outro ponto forte foi ter professores experientes e dedicados que enriqueceram ainda mais o curso”.

 

Aluno: José Wellington Rodrigues De Lima

Curso: Como ensinar redação nas séries finais

“O curso me proporcionou uma reflexão sobre a prática pedagógica e eu pude preencher algumas lacunas existentes nas minhas atividades e na forma com que abordava os conteúdos com os alunos”.

 

Aluna: Antonia Charlene do Nascimento Sousa

Curso: Como ensinar redação nas séries iniciais

“Foi maravilhosa a oportunidade de participar deste curso. As aulas foram muito bem estruturadas e organizadas. Eu descobri novas formas para ensinar e para aplicar tarefas de redação. Todo o conteúdo foi muito importante para o aprimoramento do meu fazer pedagógico. Sou grata ao Instituto Alfa e Beto por promover esses cursos de Ensino à Distância”.

 

Aluno: Cristiano Da Conceição Dos Santos

Curso: Como desenvolver habilidades de compreensão de leitura

“O curso teve uma excelente estrutura e trouxe um ótimo material de estudo, com guias de orientação, vídeos, avaliações, dentre outros recursos. É importante que nós, atores da educação, estejamos sempre abertos a aprimorar nossos conhecimentos e em busca cada vez mais de novos aprendizados”.

 

Aluno: Jéssica Lorena Menezes Dos Santos Sousa

Curso: Educação Infantil no Dia a Dia

“Participar dos cursos Alfa e Beto foi muito importante para a minha capacitação como professora de Língua Portuguesa. As aulas focaram em assuntos que eu sequer vi na universidade, como a questão da compreensão de leitura”.