João Batista Oliveira participa, nesta quinta, 13 de agosto, do evento on-line “Avaliação Diagnóstica Para a Volta às Aulas”

Evento, destinado a Secretarias Municipais de Educação e também a escolas privadas, tem por objetivo apresentar uma plataforma de testes de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental. Também serão apresentadas as propostas de intervenção desenvolvidas pelo Instituto Alfa e Beto para a volta às aulas presenciais.

589

Nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, às 10h, o professor João Batista Oliveira fará uma apresentação on-line da ferramenta de avaliação desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto para apoiar as redes municipais de educação. As inscrições para o evento “Avaliação Diagnóstica Para a Volta às Aulas” podem ser feitas no endereço https://mailchi.mp/alfaebeto/avaliacao

O evento também terá a participação da pesquisadora da consultoria IDados Thaís Barcellos, que apresentará as conclusões do estudo “A covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências”. Publicado na Revista Ensaio, o artigo é assinado por ela, por outro pesquisador da consultoria IDados, Matheus Souza, e pelo professor João Batista Oliveira. Os três revisaram a literatura sobre situações similares de fechamento de escolas, analisando mais de uma centena de trabalhos acadêmicos publicados.

De acordo com os autores, as estratégias mais eficazes para melhorar a aprendizagem dos alunos na volta às aulas são a avaliação do aprendizado, alfabetização com métodos adequados, uso adequado do tempo em atividades como dever de casa e combate ao absenteísmo. Para alunos com maior nível de defasagem, as evidências também recomendam o uso de programas tutoriais de alta qualidade. “O diagnóstico do aprendizado dos alunos é essencial para a elaboração de um bom planejamento para a volta às aulas”, diz o presidente do Instituto Alfa e Beto.

Serviço

Evento on-line “Avaliação Diagnóstica Para a Volta às Aulas”

Quando: quinta-feira, 13 de agosto, às 10h

Apresentações: João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, e Thaís Barcellos, pesquisadora da consultoria IDados

Inscriçõesaqui

volta às aulas