Programa Alfa e Beto na TV, que estreia no dia 26 de outubro, na Rede Vida, tem como objetivo reduzir o impacto da suspensão de aulas para os alunos em fase de alfabetização

Programas terão aulas de Língua Portuguesa/Alfabetização e Matemática dadas por dois professores-atores que interagem com quatro bonecos fantoches: Alfa, Beto, Gama e Delta.

1176
alfa e beto na tv

Criado com o objetivo de reduzir o impacto da suspensão de aulas para os alunos em fase de alfabetização, o programa Alfa e Beto na TV estreia no dia 26, segunda, às 9h45, na Rede Vida. Serão 45 minutos diários de Língua Portuguesa (Alfabetização) e 45 minutos diários de Matemática, de segunda à sexta. Haverá reprise à tarde.

Trata-se de um programa educativo bem lúdico, com dois atores interpretando os professores de Língua Portuguesa e Matemática, e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula. Para adequar as aulas à linguagem da TV, foram utilizados recursos gráficos e cênicos que dão dinamismo aos programas.

Os conteúdos das aulas são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura. São materiais didáticos usados com sucesso em cidades como, por exemplo, Sobral (CE), que dispensa apresentações, e Teresina, melhor capital do país na Prova Brasil.

Com apoio dos familiares e também das redes municipais de ensino, as crianças que assistirem ao Alfa e Beto na TV com regularidade poderão ser alfabetizadas e seguir os estudos nos anos seguintes sem lacunas em sua aprendizagem.

As Secretarias de Educação que tiverem interesse em participar da iniciativa apoiando seus alunos no acompanhamento do Alfa e Beto na TV devem entrar em contato com o Instituto Alfa e Beto. Os pais poderão fazer o mesmo. O e-mail de contato é o alfaebetonatv@afaebeto.org.br).

Assista a um vídeo de apresentação do programa Alfa e Beto aqui: