Alunos de Iuiú (BA) utilizam materiais didáticos para acompanhar melhor o Programa Alfa e Beto na TV

Veja as fotos de alunos da rede municipal da cidade utilizando o material didático do Instituto Alfa e Beto. Diversos municípios já receberam os kits de alfabetização para que as crianças acompanhem as aulas em casa pela TV ou internet.

672

Parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2019, o município de Iuiú, no sudoeste da Bahia, também aderiu ao programa Alfa e Beto na TV, que estreou no dia 26 de outubro, na Rede Vida Educação. Disponível também no site do Instituto Alfa e Beto, o Programa visa a reduzir o impacto da suspensão de aulas para milhares de crianças em fase de alfabetização.

Segundo Valderlucia Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I, o programa chega para fortalecer as atividades remotas que Iuiú vem adotando desde o início da pandemia. “Fizemos reuniões com gestores escolares e coordenadores pedagógicos de nossas escolas para explicar o Alfa e Beto na TV. Essa é uma ótima oportunidade para os alunos, inclusive para os que não têm acesso à internet”, diz.

Desde o início do isolamento social e do fechamento das escolas, o Instituto Alfa e Beto vem apoiando os municípios parceiros com meios para manter o aprendizado, como a disponibilização de aplicativos pedagógicos gratuitos e o oferecimento de cursos de EAD para formação de professores.

Segundo Elizete Alves, Secretária de Educação de Iuiú, o Alfa e Beto na TV pode diminuir o déficit de aprendizagem dos alunos da cidade nesse importante período que é a alfabetização. “Começamos nossa parceria ano passado nas turmas de alfabetização infantil com o Programa de Aceleração de Aprendizagem. Estes programas têm feito uma diferença muito grande na qualidade de educação em nossa rede. Nesse período de pandemia, o Instituto nos surpreendeu de forma positiva mais uma vez com essa iniciativa do Alfa e Beto na TV”, afirma.

O Alfa e Beto na TV é um programa educativo lúdico, com dois atores interpretando os professores de Língua Portuguesa e Matemática, e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula. “Com apoio dos familiares e também das redes municipais de ensino, as crianças que assistirem ao Alfa e Beto na TV com regularidade poderão ser alfabetizadas e seguir os estudos nos anos seguintes sem lacunas em sua aprendizagem”, diz o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

Como assistir ao programa?

Assista ao Alfa e Beto na TV pela internet: https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/

Pela TV:

Para saber o canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse esse link. Veja os exemplos: Quem mora em Uberlândia (MG) pode assistir ao Alfa e Beto na TV pelos canais Rede Vida Educação 15.2 e Rede Vida Educação 15.3. Já quem mora em Teresina (PI) pode assistir ao Alfa e Beto na TV pelos canais 39.2 e 39.3. E quem mora em São Paulo (SP) pode assistir ao Alfa e Beto na TV pelos canais 34.2 e 34.3.

Vamos agora aos horários. No Canal .2, o programa é exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45. Já no Canal 3, o programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

horários alfa e beto na tv

Quem, por algum motivo, não conseguiu ou não consegue acompanhar as aulas do Programa Alfa e Beto na TV pela Rede Vida Educação tem a oportunidade de assisti-las pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto. No site, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail alfaebetonatv@www.alfaebeto.org.br

Nas fotos abaixo, alunos da Educação Infantil e do Primeiro Ano assistindo ao Programa: