Pais de alunos de Sapucaia do Sul (RS) comentam sobre o Programa Alfa e Beto Na TV

Programas de Língua Portuguesa e Matemática estão sendo exibidos diariamente no canal Rede Vida Educação.

96
alfa e beto na tv sapucaia do sul

A rede municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) está utilizando os materiais didáticos do Alfa e Beto Na TV como forma de garantir o aprendizado das crianças durante o fechamento temporário das escolas em função da pandemia de covid-19.

Desde o início do ano, a cidade conta com o apoio do Instituto Alfa e Beto e do Instituto Raiar por meio do Pacto pela Alfabetização. A iniciativa tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até o final do 1º ano e já promoveu uma série de programas de capacitação dos profissionais da área de Educação.

“Implementamos o ensino estruturado do Alfa e Beto no começo do ano e logo depois veio a pandemia. Ficamos em um terreno cheio de incertezas”, comenta Jaqueline Machado, diretora executiva do Instituto Raiar.

Quéli Pintado, uma das coordenadoras do Pacto pela Alfabetização, conta que, com a chegada do Alfa e Beto Na TV, a cidade conseguiu continuar o trabalho pedagógico. “O programa motivou os educadores a ampliar o planejamento das aulas não presenciais. As aulas são muito ricas. As crianças brincam com os fonemas, ouvem as histórias e desenvolvem a compreensão dos textos”, diz.

Segundo Karina Faleiro, outra coordenadora do Pacto pela Alfabetização, alunos, pais e professores estão aprovando o formato das aulas pela TV. “Estamos percebendo a riqueza do programa para nossos alunos e também para nossos professores, que o têm como referência de prática pedagógica. Os pais, por sua vez, têm a tranquilidade de saber que seus filhos estão assistindo a um programa educativo, que complementa as aprendizagens desenvolvidas pela escola”, diz Karina.

As aulas pela televisão passaram a incluir alunos que antes não podiam acompanhá-las pela internet por falta de conexão. Daiane Cavalheiro, mãe da aluna Nicolly Manuelly, conta que assistir ao programa com sua filha está sendo uma experiência divertida. “Enquanto ela está assistindo, procuro ficar sempre perto para dar assistência. Um dos diferenciais do programa são as palavras que aparecem coloridas e bem grandes na televisão. Isso facilita muito para a criança ler. Os professores são muito atenciosos e se comunicam bem com as crianças”, comenta.

Mãe da aluna Talitta, Lucimara Oliveira é outra fã do Programa. “É muito bom. Minha filha adora, e meu filho Luan também está gostando muito dos episódios”, diz.

No site do Instituto Alfa e Beto, as aulas são atualizadas diariamente. Para assistir ao episódio de hoje, clique aqui. Para assistir aos episódios anteriores, basta preencher um formulário que se encontra aqui.

Daiane dos Santos Cavalheiro e sua filha Nicolly