Alfa e Beto na TV contribui para alfabetizar e desenvolver as habilidades de Matemática de alunos do 1º ano de Patos de Minas (MG)

Programa é exibido de segunda a sexta no canal Rede Vida Educação, com reprise aos sábados e domingos. As aulas também estão disponíveis no site do Instituto Alfa e Beto.

215
patos de minas

O programa Alfa e Beto na TV, exibido diariamente no canal Rede Vida Educação, está sendo utilizado pela rede municipal de Patos de Minas (MG) com o objetivo de desenvolver as habilidades de alfabetização e Matemática dos alunos do 1º ano. As aulas também podem ser assistidas no site do Instituto Alfa e Beto por meio desse link.

Com as treze escolas do município fechadas desde o início da pandemia de covid-19, os 550 alunos de 1º ano da rede pública da cidade estão encontrando no Alfa e Beto na TV uma alternativa de aprendizagem em casa. “Nesse contexto, nosso papel é orientar e incentivar as crianças a estudar com o apoio de seus familiares”, diz Messias Souza, coordenador do programas Alfa e Beto em Patos de Minas.

As aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do programa Alfa e Beto na TV são baseadas nos materiais didáticos e no currículo do Instituto Alfa e Beto. Segundo Maria Aparecida Pereira, diretora da Escola Norma Borges Beluco, trata-se de uma proposta pedagógica que estimula habilidades essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

“Os conteúdos do programa são bastante significativos e as atividades, contextualizadas. Além disso, a mediação feita pelos atores-professores chama a atenção das crianças. Percebo um avanço do processo de alfabetização e da aritmética dos alunos que assistem ao programa”, diz a diretora.

Outro fator que colabora para fortalecer o aprendizado dos alunos é a estrutura metodológica das aulas. Para Lúcia Vieira, diretora da Escola Prefeito Jacques Corrêa da Costa, o programa aborda todas as principais habilidades necessárias:

“As atividades são realizadas em uma sequência que agrada o aluno. Os conteúdos também estão de acordo com a BNCC, outro aspecto importante. Vejo uma real contribuição do programa para a formação das nossas crianças. Estamos adorando – alunos, professores e gestores”, conta.

Como assistir ao Programa Alfa e Beto na TV