Programa Alfa e Beto completa um mês no ar na Rede Vida Educação

Aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática estão sendo exibidas diariamente no canal Rede Vida Educação, e também estão disponíveis no site do Instituto Alfa e Beto

296
alfa e beto na tv

Nesta última semana de novembro, o Programa Alfa e Beto está completando um mês no ar na Rede Vida Educação – a estreia foi no dia 26 de outubro. Já foram exibidos 24 episódios de cerca de 40 minutos de Língua Portuguesa (Alfabetização) e 24 episódios de Matemática, ou seja, 16 horas de cada matéria.

Até o final do Programa, em fevereiro de 2021, ainda serão exibidos 71 episódios de cada disciplina, totalizando 94 horas de aulas que podem ser acompanhadas pela TV e pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto (veja abaixo como assistir ao Programa).

horários alfa e beto na tv

 

A propósito, as visualizações das aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática no canal do Instituto Alfa e Beto no YouTube já somam quase 50 mil. Todo dia as mesmas aulas que passam na Rede Vida Educação são colocadas na internet, onde também ficam disponíveis as aulas da semana.

Criado no contexto da pandemia de covid-19, como mais uma alternativa para as crianças se alfabetizarem em casa com a ajuda dos pais e professores, o Alfa e Beto é acompanhado diariamente por mais de 35 mil alunos de 1º ano de dezenas de cidades que aderiram ao Programa.

– Ao longo dos seus 15 anos de existência, o Instituto Alfa e Beto produziu livros didáticos que ajudaram mais de um milhão de crianças a serem alfabetizadas e a tomarem gosto pela leitura. Depois, acompanhando as novas tecnologias, desenvolvemos uma série de aplicativos (jogos educativos) com o mesmo objetivo. Este ano surgiu mais esse desafio: levar toda essa bagagem e experiência para a TV e poder beneficiar milhares de crianças que muito provavelmente foram – e estão sendo – prejudicadas pela interrupção das aulas devido à pandemia – diz o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

Segundo João Batista Oliveira, o Programa Alfa e Beto na TV tem uma proposta educativa bem lúdica, com dois atores interpretando os professores de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula. Para adequar as aulas à linguagem da TV, foram utilizados recursos gráficos e cênicos que dão dinamismo aos programas.

Os conteúdos das aulas são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa (Alfabetização) têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura, reconhecido como o mais eficiente do mundo. São materiais didáticos usados com sucesso em cidades como, por exemplo, Sobral (CE), maior referência de sucesso da rede pública de ensino no país, e Teresina, melhor capital dentre as 27 na Prova Brasil.

– Com apoio dos familiares e também das redes municipais de ensino, as crianças que assistem ao Alfa e Beto na TV com regularidade podem ser alfabetizadas e seguir os estudos nos anos seguintes sem lacunas em sua aprendizagem, afirma o professor João Batista Oliveira.

A comemoração pelo primeiro mês no ar é marcada por centenas de depoimentos positivos que chegam de toda parte do Brasil e também do exterior. Em mensagem ao professor João Batista Oliveira, Marilyn Jaeger Adams – especialista em educação e cognição, autora de diversos trabalhos científicos e do livro “Thinking and Learning about Print”, um dos mais influentes trabalhos sobre alfabetização, publicado em 1990 – disse: “o Alfa e Beto na TV é adorável e inteligente! Acho até que estou aprendendo um pouco de português! Sei o quanto deve ser difícil realizar um projeto como esse, mas também deve valer muito a pena!”. Trata-se de um elogio vindo de uma das cinco pessoas mais influentes do mundo no desenvolvimento de políticas de leitura.

Como assistir ao Programa Alfa e Beto na TV