Em Teresina, alunos da Pré-Escola 2 e do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental se beneficiam do Programa Alfa e Beto na TV com o apoio dos pais e professores

Programa é exibido de segunda a sexta, com reprise aos sábados e domingos, no canal Rede Vida Educação. As aulas também estão disponíveis no site do Instituto Alfa e Beto.

990
alfa e beto na tv - teresina

Alunos da Pré-Escola 2 e do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental de Teresina, capital do Piauí, estão assistindo em casa às aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) do programa Alfa e Beto na TV. Veiculado diariamente na Rede Vida Educação e também no site do Instituto Alfa e Beto, o programa foi criado no contexto da pandemia de covid-19 como mais uma alternativa para as crianças se alfabetizarem em casa com o apoio dos pais e professores.

No caso das turmas da Pré-Escola 2, as aulas do Alfa e Beto na TV estão sendo vistas por cerca de 2 mil alunos de 178 escolas. Os estudantes são orientados por professores na realização das atividades propostas. Já para as turmas de 1º e 2º ano, os conteúdos funcionam como reforço e alcançam cerca de 200 alunos de 28 escolas. “O programa contribui para revisar o conteúdo, sobretudo para os alunos que não adquiriram as habilidades definidas para o ano escolar”, diz Carmem Portela, coordenadora de alfabetização na Secretaria de Educação de Teresina.

Segundo Carmen, os alunos do 1º e 2º ano foram divididos em grupos de Whatsapp. Por esse canal, professores-assistentes reforçam o que foi visto nas aulas e fazem exercícios de ditado e de fluência de leitura.

Localizada no bairro de Piçarreira, a Escola Municipal Professora Thereza Noronha precisou se adaptar para manter o processo de alfabetização de seus alunos de maneira remota. Segundo a diretora Simone Ribeiro, o Alfa e Beto na TV surgiu como um aliado para esse desafio. “As aulas são bem detalhadas, com uma proposta pedagógica comprovadamente eficiente. Assim, as crianças conseguem compreender melhor cada habilidade que é trabalhada para serem alfabetizadas ao final do 1º ano com eficiência”, comenta.

Desde que o isolamento social teve início, em março, um dos desafios de Teresina foi manter o processo de aprendizagem dos alunos por meio de intervenções pedagógicas à distância. “A iniciativa de um programa de alfabetização na TV veio na hora certa. Ela também ajuda a fortalecer o vínculo das crianças com a escola durante esses tempos desafiadores de pandemia”, afirma Simone.

Veja abaixo como assistir ao Alfa e Beto na TV

horários alfa e beto na tv