Escola do município de Garça (SP) acompanha as aulas do Alfa e Beto na TV e pais relatam bons resultados

Programa foi criado no contexto da pandemia de covid-19 e está levando aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática para diversos municípios brasileiros.

507
alfa e beto na tv - garça sp

As aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática Alfa e Beto na TV estão sendo são assistidas por cerca de 130 alunos da escola municipal Professora Norma Mônico Truzzi, do município paulista de Garça.

Com a pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, muitos pais se viram diante do desafio de auxiliar na manutenção da aprendizagem de seus filhos em casa. Em Garça, segundo depoimentos de vários familiares, os alunos apresentaram avanços na aprendizagem depois que começaram a assistir às aulas do Alfa e Beto na TV.

“Percebo que o Miguel tem demonstrado um interesse maior pelas atividades. Antes, ele tinha algumas dificuldades, mas agora ele está desenvolvendo as habilidades de alfabetização e aritmética”, conta Cristiane Dezani, mãe do Miguel, do 1º ano.

Já para Angela Maschiari, mãe do Lucas, do 2º ano, o material didático do Alfa e Beto na TV facilita o papel dos pais na tarefa de ajudar os filhos na realização dos exercícios.

As aulas do Alfa e Beto na TV estão sendo acompanhadas pelos alunos por meio da internet. A coordenação da escola Professora Norma Mônico Truzzi criou grupos de Whatsapp e envia diariamente aos pais os links para o programa.

“Os alunos estão sendo incentivados pelos pais e professores a acompanhar as aulas. O ensino acontece de maneira lúdica e interativa, contribuindo para a alfabetização na idade certa”, avalia Miriam Nitcipurenco, diretora da escola.

De acordo com o diagnóstico feito no ano passado, a maioria dos estudantes dos três primeiros anos da escola não sabia ler nem escrever de maneira adequada. A direção iniciou então, ainda em 2019, o programa “Alfabetização sem Complicação”, com o apoio do Instituto Alfa e Beto

O resultado da parceria foi positivo, com os alunos atingindo os níveis esperados nos testes. “Nas últimas avaliações, percebemos que todos conseguem ler, interpretar e escrever, inclusive com letra cursiva”, avalia Miriam.

Nesse ano de pandemia, o objetivo da direção foi manter os bons resultados conquistados. Segundo a coordenadora pedagógica Simone Mosquim, os pais estão participando mais diretamente da vida escolar de seus filhos, contribuindo para a sustentação dos índices positivos.

“As aulas pela televisão são um grande suporte para pais e professores. Os alunos prestam atenção e realmente aprendem os conteúdos. Está sendo fundamental para a vida escolar deles”, afirma a coordenadora.

Como assistir ao Programa Alfa e Beto na TV?

horários alfa e beto na tv