Alunos do 1º ano do município de Água Branca (PI) estão assistindo em casa às aulas do Programa Alfa e Beto na TV como forma de manter o aprendizado em meio à pandemia

Programas contam com professores-atores que interagem com bonecos como se fossem alunos em sala de aula.

543
água branca

Os alunos do 1º ano do ensino fundamental do município de Água Branca, no Piauí, estão acompanhando pela internet as aulas do Programa Alfa e Beto na TV. O objetivo é manter o aprendizado durante o fechamento das escolas devido à pandemia do novo coronavírus.

Parceira do Instituto Alfa e Beto desde 2005, a rede municipal de educação de Água Branca tem orientado as escolas a enviar os links dos programas para os alunos assistirem em casa com seus familiares.

De acordo com Gilmar Nunes, professor do 1º ano da Escola Municipal João Justo, os alunos têm gostado do formato das aulas pela TV. “Eles adoram os bonecos ‘Alfa e Beto’, que interagem com a professora no programa. Tudo é bastante lúdico e contribui para enriquecer o conhecimento dos alunos”.

Outra característica do Programa Alfa e Beto na TV é o desenvolvimento das habilidades de fluência de leitura, trabalhada por meio dos Minilivros que acompanham o material didático abordado nas aulas.

Para Joilda Bezerra Lopes Lima, professora do 1º ano na Escola Municipal Anatália Carneiro, os materiais adotados nas aulas facilitam o processo de alfabetização das crianças. “Os alunos não ficam decorando cada palavra, eles têm a capacidade de relacionar o som das letras com os grafemas. Esse processo é essencial para estimular a alfabetização e fortalecer a fluência de leitura”, explica.

Colega de profissão de Joilda, a professora Caroline Alcântara reforça a eficiência do programa. “Tenho alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). As famílias deles já relataram que, por conta da ludicidade do programa, eles estão conseguindo compreender e acompanhar as atividades”, comemora.

Antônio dos Santos, aluno do 1º ano da Escola Municipal Anatália Carneiro, diz que sua parte preferida do Programa Alfa e Beto na TV é a leitura dos Minilivros. “Adoro ler com o Alfa e o Beto”, diz.

Já Davi Bezerra, colega de classe do Antônio, acha os bonecos “muito divertidos”: “É bom aprender junto com eles, e os professores também são muito legais”.

Assista ao Programa Alfa e Beto na TV aqui.