Instituto Raiar produz vídeo sobre desafios enfrentados durante a pandemia para manter o aprendizado de milhares de crianças

95
Instituto Raiar

O Instituto Raiar, criado pela empreendedora social Márcia Leal, produziu um vídeo (veja abaixo) sobre suas ações educacionais em parceria com municípios durante a pandemia de coronavírus. O Raiar é parceiro do Instituto Alfa e Beto e utiliza o seu programa de alfabetização desde 2016.

O vídeo conta “uma história sobre o ano que afastou as crianças da escola, mas fortaleceu o senso de cooperação entre a sociedade civil e o poder público para promover o bem para as crianças e suas comunidades”.

O tema central é a educação das crianças em um contexto de isolamento causado pelo coronavírus. São mostrados depoimentos de alunos como, por exemplo, o Samuel, do 1º ano da cidade de Viamão (RS): “oi, professora, oi, coleguinhas, não vejo a hora de o coronavírus acabar e as aulas voltarem ao normal”.

Para enfrentar a pandemia, equipes de gestão de alguns municípios criaram estratégias para alcançar as crianças. Professores se reinventaram e escola e família nunca estiveram tão unidas. Crianças tiveram assistência e puderam desenvolver a aprendizagem em casa.

Pensando na rotina e no bem-estar das famílias, o Instituto Raiar implementou no ano de 2020 atividades de aprendizagem que, com o suporte qualificado dos professores e das famílias, ajudaram cada criança dos municípios beneficiados a lidar melhor com seus sentimentos, fortalecer seus relacionamentos e o seu senso de solidariedade.

“Com esforço coletivo, o Instituto Raiar e seus municípios parceiros estão atravessando a pandemia sem abrir mão dos sonhos da alfabetização. Sabemos que muitas crianças, especialmente as mais vulneráveis, tiveram dificuldades neste período e todas devem ser acompanhadas com muita atenção no próximo ano. Ainda assim, podemos celebrar os avanços dos milhares de alunos que aprenderam a ler no primeiro ano, mesmo com todos os desafios do ensino remoto”, diz o texto do vídeo.

São feitos agradecimentos às equipes de gestão da área de educação dos municípios parceiros, a cada professor, a cada família e a cada aluno que mantiveram vivo o sonho da alfabetização e do desenvolvimento infantil. “Queremos escrever uma história mais feliz para a educação em 2021. Para isso, seguiremos investindo na potência das redes para a construção de políticas públicas efetivas para o desenvolvimento das nossas crianças. Para o raiar de um novo Brasil é preciso cuidar das crianças. Vamos juntos”, conclui a narradora.

Assista ao vídeo AQUI.