Com mais de 50 episódios de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática exibidos, Alfa e Beto na TV continua conquistando as crianças com sua proposta lúdica e interativa

Alternativa em tempos de pandemia para professores e pais de crianças em idade de serem alfabetizadas, programa tem dois professores-atores e quatro bonecos-fantoches que ensinam de forma divertida na TV e na internet.

511

Devido à pandemia do novo coronavírus, milhares de crianças brasileiras em idade de serem alfabetizadas estão sem aulas, principalmente em escolas públicas, desde março de 2020. De acordo com especialistas, como o presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, elas estão entre as mais prejudicadas pela interrupção das aulas presenciais. Para atenuar essa situação e criar uma alternativa para familiares e professores, foi criado o Programa Alfa e Beto na TV, que vem sendo exibido na Rede Vida Educação e na internet (no site do Instituto Alfa e Beto) desde outubro. Já foram veiculadas mais de 50 aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e de Matemática, e até o final de fevereiro, as crianças vão poder assistir a novos programas diariamente.

“Com apoio dos familiares e também das redes municipais de ensino, as crianças que assistem ao Alfa e Beto na TV com regularidade podem ser alfabetizadas e seguir os estudos nos anos seguintes sem lacunas em sua aprendizagem” afirma João Batista Oliveira. Os conteúdos das aulas são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa (Alfabetização) têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura, reconhecido como o mais eficiente do mundo. São materiais didáticos usados com sucesso em cidades como, por exemplo, Sobral (CE) e Teresina (PI).

O Alfa e Beto na TV vem sendo acompanhado de segunda à sexta (com reprise na TV no sábado e no domingo) por mais de 35 mil alunos do 1º ano do ensino fundamental de dezenas de cidades que aderiram ao Programa. O sucesso junto à criançada é quase sempre creditado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática (interpretados pelos atores Aline Borges e Eduardo Fraga), e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula.

Depoimentos – Para Relva Rodrigues de Oliveira, mãe da estudante Maria Laura Rodrigues da Silva, de Jequiá da Praia (AL), está sendo ótimo acompanhar o desenvolvimento da filha nessa fase de alfabetização. “A professora e a coordenação da escola nos têm dado todo o suporte necessário. Dessa forma, nós, pais, podemos ajudar de maneira mais eficiente”, diz. Também de Jequiá da Praia, Maria Betânia da Silva, mãe do estudante Breno Miranda dos Santos Silva, diz que, com a pandemia, o desafio para as famílias foi dar continuidade ao ensino dos filhos em casa. “Tivemos de nos adaptar a uma nova rotina, bem diferente. Mas contamos com o apoio da professora, que nos ajuda a fazer as atividades propostas pelo Alfa e Beto na TV”, conta.

Dayhane Paes, mãe da Sofia Escobar Paes, de Seropédica (RJ), acredita que esse período sem aulas na escola não está sendo “um tempo perdido”, já que a filha, segundo ela, está aprendendo muito com o Programa Alfa e Beto na TV. “Estamos bem felizes com essa oportunidade, tendo em vista a necessidade de isolamento social. A Sofia já acorda perguntando hoje vai ter aula do Alfa e do Beto?, referindo-se aos bonecos do programa. A didática é perfeita para as crianças pequenas. Os bonecos chamam bastante atenção por serem alegres, doces e animados”, relata. Os dois professores e os quatro bonecos-fantoches também são os principais atrativos do Programa na avaliação de Dielita Knaak, mãe da aluna Ludimila, de Arroio do Tigre (RS). “Eles estimulam a interação das crianças, que absorvem os conteúdos se divertindo”, completa.

Como assistir ao programa Alfa e Beto na TV?

Pela TV:

· No canal 2. o programa é exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45.

· No Canal 3., o programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

· Para saber o número do canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse: https://bit.ly/34XdNQE

Pela Internet:

· No site do Instituto Alfa e Beto, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui: https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/