Por que os exercícios de caligrafia são importantes?

673

Caligrafia significa letra bonita, legível, escrita da forma certa. Mas muitos de nós perguntam ou já perguntamos? Será que essa atividade é mesmo importante para as crianças?

Sim, é importante. É uma habilidade essencial para o sucesso escolar e que traz outros benefícios para a aprendizagem da escrita, especialmente da ortografia.

Por isso que, no 1° ano, quando as crianças devem ser alfabetizadas, devem aprender a ler e a escrever, são realizados muitos exercícios de caligrafia.

Com a disseminação dos computadores e das comunicações digitais, a caligrafia poderá deixar de existir no futuro. Mas ela ainda não desapareceu. Redações dos vestibulares, por exemplo, são feitas à mão.

Se a caligrafia vier a desaparecer no futuro, outros cuidados deverão ser inseridos no currículo para assegurar o domínio ortográfico.

Exercícios de caligrafia estão sempre presentes nas aulas de Língua Portuguesa (alfabetização) do programa Alfa e Beto na TV, exibido na Rede Vida Educação e na internet, no site do Instituto Alfa e Beto.

Aliás, você já conhece o programa? Que tal assisti-lo agora e ver como a caligrafia e outros tópicos importantes no processo de alfabetização das crianças são apresentados?

Principalmente nesses tempos de pandemia e de indefinição quanto à volta das aulas presenciais, nas escolas, o programa Alfa e Beto é uma excelente oportunidade para as crianças do 1° ano ou de outras séries que ainda não tenham sido alfabetizadas.

Onde encontrar um bom livro de caligrafia para seu filho (sua filha) ou para seus alunos? Os livros de caligrafia usados no Alfa e Beto na TV são adotados por escolas e redes municipais de ensino que trabalham com o método e materiais Alfa e Beto de Alfabetização. Você pode encontrá-los AQUI.

Como assistir ao Alfa e Beto na TV? Clique AQUI e assista.

horários alfa e beto na tv