Caligrafia exige treino e prática, e feedback adequado dos educadores é essencial

A caligrafia é essencialmente uma habilidade motora. A postura e o domínio dos movimentos levam à produção das letras nas suas mais diversas formas.

590
caligrafia

Em um post anterior, procuramos responder a pergunta “Por que os exercícios de caligrafia são importantes”?

Com esse segundo post sobre o tema, nosso objetivo é deixar ainda mais clara a importância de se ter uma letra legível, bonita e escrita da forma certa.

A função social da escrita é ser lida e compreendida pelo outro. Portanto, a legibilidade é parte essencial disso.

A caligrafia é essencialmente uma habilidade motora. A postura e o domínio dos movimentos levam à produção das letras nas suas mais diversas formas.

A criança aprende progressivamente a “dominar” os movimentos que levam à produção das letras – na forma certa, no tamanho certo e, progressivamente, na sequência certa.

A escrita cursiva é mais eficiente, pois não tiramos o lápis do papel, e assim podemos escrever com maior rapidez.

Sendo uma atividade motora, a caligrafia exige treino e prática. Há sequências mais indicadas do que outras – normalmente a criança começa com a prática de traços mais amplos, posteriormente passa a formar letras “bastão” e, em seguida, a formar letras cursivas.

prática deve ser espaçada e supervisionada, com um feedback adequado que ajude a criança a aprimorar seus movimentos e a avaliar a propriedade e qualidade do que faz. Praticar é necessário, mas o feedback é essencial para aprimorar a prática.

O ensino das habilidades motoras deve ser realizado nos primeiros anos de vida, e o ensino das habilidades de caligrafia pode ser iniciado na pré-escola, sempre por meio de atividades lúdicas e bem sequenciadas. Vale lembrar que a postura e o uso adequado do lápis devem ser partes integrantes desse treino.

Quer conhecer os materiais do Instituto Alfa e Beto sobre caligrafia? É só clicar aqui.

Ah! Você também pode ver nossos amigos Alfa e Beto exercitando a caligrafia nos programas de Língua Portuguesa (Alfabetização) do Alfa e Beto na TV – 1º ano, que vai ao ar todo dia na Rede Vida Educação e que também está disponível na internet no endereço https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/